“Partimos para a Hungria com a ambição de conquistar o título, mas o nosso pensamento está centrado em ultrapassar cada etapa de cada vez. Para já queremos superar a fase de grupos e, depois, tentaremos ir o mais longe que conseguirmos. Se for até à final, seria fantástico", afirmou João Benedito, na roda de imprensa, após o treino matinal.

O internacional português antevê "um Europeu muito equilibrado e competitivo", destacando como principais favoritos "Espanha, Portugal, Rússia e Itália". No entanto, o guardião alerta também para outras equipas que podem vir a fazer uma surpresa, casos de "Sérvia e Azerbeijão".

João Benedito é um dos jogadores que conta com mais internacionalizações, tendo já participado em seis fases finais, entre Mundiais e Europeus. Apesar desse capital de experiência acumulado, o guarda-redes leonino sente esta participação em mais um Europeu como se fosse a primeira vez: "É sempre motivante estarmos presentes nas grandes competições. Apesar de já ter participado em seis fases finais de Europeus e Mundiais, encaro o Europeu com o mesmo entusiasmo da primeira vez, com a vantagem de ter adquirido maior experiência”.

Esta roda de imprensa contou também com a presença de André Sousa, jovem guarda-redes do Instituto D. João V. O guardião diz ter recebido a notícia da convocatória "com enorme alegria" pelo facto de poder fazer parte "de um grupo onde estão incluídos os melhores jogadores portugueses".

André Sousa diz que tem aprendido muito, nomeadamente com João Benedito: "Ele tem-me dado algumas indicações técnicas no que diz respeito ao posicionamento dos braços, e na melhor forma de me colocar na baliza".

Em termos pessoais, o jovem jogador diz querer neste Europeu mostrar o seu "trabalho e talento" e, caso tenha uma oportunidade, irá agarrá-la com "unhas e dentes.

Sobre as possibilidades de Portugal nesta competição. o guardião do "Instituto" considera que a equipa deve pensar em dar um passo de cada vez: "Temos de pensar jogo a jogo para irmos construindo um caminho que nos possa conduzir a um lugar de destaque no Campeonato da Europa".

A selecção nacional de futsal parte para a Hungria este domingo a fim de disputar o Europeu da modalidade.