Depois de um estágio em Carcavelos, a selecção nacional chegou hoje à Hungria onde irá disputar o Europeu da modalidade entre o dia 19 e 30 de Janeiro.

Já em solo húngaro, o seleccionador fez um balanço do estágio em Portugal, afirmando que a “determinação, o empenho e a dedicação dos jogadores foi excepcional”, contudo lamentou o número de jogos de treino realizados (apenas um com uma equipa da terceira divisão portuguesa, a formação da Quinta dos Lombos).

“Gostávamos de ter tido jogos mais competitivos, não saímos daquela zona em termos logísticos e os pavilhões também não estavam muito agradáveis. Tivemos a possibilidade de termos selecções a jogarem connosco, mas por uma razão ou por outra essas possibilidades acabaram por se gorar”.

Apesar dessa situação, o técnico não deixa de estar confiante para este Europeu: “A expectativa que tenho é passar a fase de grupos. Eu não gosto de dizer aquelas coisas de ser jogo a jogo, mas a verdade é que vai ser assim, sendo a eliminar. Estamos cá para passar a primeira fase, depois vamos ver quem é que nos “toca” de seguida e passar o adversário. Queremos cá ficar até dia 30 (dia da final do Europeu)”.

O primeiro jogo de Portugal é diante da Bielorrússia no dia 22 de Janeiro. Até lá, Orlando Duarte quer os seus jogadores a trabalharem tão bem como fizeram durante os últimos dias em Portugal: “Quero dar continuidade ao que fizemos lá e chegar ao primeiro jogo no máximo das nossas capacidades”.

Depois de um quarto lugar conquistado no Europeu de 2007, Portugal procura na Hungria a sua melhor qualificação de sempre.