A selecção nacional treinou esta manhã no pavilhão Olah Gabor, em Debrecen. Orlando Duarte contou com todos os jogadores disponíveis. No final do apronto, Pedro Costa foi o “porta-voz” da selecção.

O jogador do Benfica mostrou-se ansioso pelo começo da competição: “A partir do momento em que chegamos aqui, o que nós mais queremos é que comece rapidamente a competição. Já treinamos há umas semanas e todos estamos ansiosos para que o árbitro apite para o nosso primeiro jogo”.

A UEFA introduziu novas regras neste Europeu. Uma delas passa pelo facto de deixar de existir prolongamento nos quartos-de-final e nas meias-finais. Caso se registe um empate no final do tempo regulamentar recorre-se automaticamente aos pontapés da marca de grande penalidade. O mesmo sucede na fase de grupos. Em caso de empate entre o primeiro e o segundo classificado, quer em termos de pontos, como diferença de golos, no final do tempo regulamentar, as duas equipas terão que recorrer às grandes penalidades.

Esta alteração em nada preocupa Pedro Costa: “Já estamos todos habituados a isso. Os penáltis fazem parte do jogo e por isso aproveitámos a parte final do treino para os treinar. É uma situação que, embora seja muitas vezes uma lotaria, com treino acho que se pode melhorar sempre. De qualquer das maneiras, é uma regra à qual já estamos habituados nos clubes, não vai ser nenhuma novidade. Espero é que no final do tempo regulamentar, o resultado sorria sempre para as nossas cores”.

No último Europeu em 2007 (realizado em Portugal) foram as grandes penalidades que eliminaram Portugal nas meias-finais com a Espanha. O internacional português esclarece que isso já faz completamente parte do passado: “Vamos tentar reverter essa situação, isso já está completamente posto para trás das costas. Temos é que nos concentrar ao máximo para conseguir o nosso objectivo, não digo o primeiro lugar, porque seria muito ambicioso, mas um lugar nos três primeiros já seria muito honroso para nós”.

Por último, o ala do Benfica voltou a referir que provavelmente esta será mesmo a sua última competição internacional ao serviço da selecção nacional: “Tenho vindo a pensar no meu futuro a nível da selecção nacional. É uma decisão que tem vindo a ser amadurecida e quase de certeza esta poderá ser a minha última competição internacional a nível de selecção”.

Portugal volta hoje a treinar às 19horas no Fönix Arena, palco do primeiro jogo da equipa das quinas com a Bielorrússia.