O evento, promovido pela ANDDI-Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, irá decorrer entre 21 e 27 de Fevereiro, no pavilhão municipal de S. Miguel, foi hoje anunciado em conferência de imprensa realizada naquela cidade.

A Guarda recebe pela primeira vez um evento internacional para jogadores com deficiência intelectual, sendo esperados cerca de 90 atletas de seis países e cerca de 100 elementos da organização, técnicos, árbitros e voluntários, anunciaram os promotores.

Segundo José Costa Pereira, coordenador do evento, a selecção nacional, orientada por Luís Fontinha, aspira à obtenção do título, recordando que já foi campeã do mundo em título e vice-campeã da Europa, na Hungria.

“Todas as atenções estão em cima da nossa selecção”, admitiu, tendo em conta que a equipa também joga “em casa”.

Contudo, o responsável observou que a equipa portuguesa irá ter em campo duas selecções que também têm provas dadas na modalidade.

“A Polónia é um candidato muito forte, que nos fez a vida negra em Tondela, no Campeonato do Mundo, e a Hungria até nos venceu directamente no Europeu, onde acabamos por ser beneficiados na luta ao segundo lugar, porque perdeu com a França”, recordou.

Para o responsável, as selecções de Portugal, Hungria, Polónia e França “são muito fortes e, em futebol, tudo pode acontecer”, dizendo que estaria a mentir se afirmasse que a selecção portuguesa não aspirava ao título.

O coordenador do evento também indicou que quatro selecções já têm os jogadores inscritos, faltando apenas inscrever os atletas da Turquia e da Rússia “porque o processo de inscrição na Federação Internacional é muito moroso e complicado”.

Admitiu que a organização está a aguardar pela inscrição dos atletas mas, caso sejam só quatro equipas participantes, o calendário dos jogos será reformulado e adaptado aos países inscritos.

Na conferência de imprensa também esteve o presidente da ANDDI-Portugal, João Pardal, que salientou que a organização do evento internacional não seria possível “sem o apoio da Câmara Municipal da Guarda”.

Já Vítor Santos, vereador do desporto da autarquia, declarou que o 2º Campeonato da Europa de Futsal INAS-FID “tem uma envergadura muito grande” e “acarreta responsabilidades”, mas constitui uma mais-valia para a dinamização desportiva e económica da cidade mais alta do país.

“A cidade da Guarda está de parabéns porque vai albergar a organização de uma prova de nível europeu”, afirmou, por seu lado, Amadeu Poço, presidente da Associação de Futebol da Guarda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.