Apesar de reconhecer qualidades às equipas adversárias, Orlando Duarte não se desviou um milímetro daquilo que já tinha dito à chegada à Hungria. O objectivo da selecção é figurar na final do Europeu: “Estamos num grupo com a Espanha, que já foi três vezes campeã europeia, e com a Bielorrússia, uma selecção emergente com muita qualidade. Contudo, o nosso objectivo é passar esta fase e depois quem sabe chegar à final. Marcámos passagens só para dia 31, portanto queremos cá estar até ao fim”.

Quando convidado por um jornalista bielorrusso a mostrar o que sabia sobre a estreante selecção, Orlando Duarte não se fez rogado e deixou algumas ideias: “É uma equipa forte em termos defensivos. Tem bons executantes, produz boas combinações, transitam muito bem da defesa para o ataque. Depois temos mais detalhes, nos esquemas tácticos, cantos, livres mas guardo essa informação para mim obviamente”.

O seleccionador nacional aproveitou ainda a ocasião para deixar algumas críticas à UEFA pela inexistência de provas internacionais para as camadas jovens do futsal: “As grandes instâncias, como a UEFA e a FIFA, deviam olhar de uma forma diferente, melhorada e mais qualificada para o futsal. Sentimos que neste momento não havendo provas para jogadores mais jovens, estabilizámos, já para não dizer que regredimos. Não temos melhorias nítidas, pelo menos as melhorias e o reconhecimento que merecíamos”.

Portugal estreia-se na competição no dia 22 de Janeiro, às 19 horas, diante da Bielorrússia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.