Joel Queirós esteve presente no último Europeu de futsal disputado em Portugal. Apesar de ter sido um dos elementos importantes para a conquista do quarto lugar nessa competição em 2007, a verdade é que o internacional português acabou por ficar em “branco”.

Agora na Hungria, Joel Queirós quer reverter essa situação: “Não vou esconder que quero fazer golos. Também pensava assim no campeonato da Europa no Porto e acabei por não fazer nenhum, fiquei triste por isso. Agora quero ajudar a selecção e, sendo um jogador de características ofensivas, fazer bastantes golos.

A 48 horas da estreia da selecção neste Europeu diante da Bielorrússia, o internacional português não esconde que a ansiedade entre os jogadores vai aumentando: “De dia para dia claro que aumenta a ansiedade (…) Ainda temos muito que trabalhar, há treinos para fazer, há coisas para corrigir. Claro que quando chegar a sexta-feira a ansiedade vai ser muito maior mas penso que já estamos preparados para o jogo”.

Sobre o primeiro jogo com a Bielorrússia, Joel Queirós assume que este servirá para medir o estado de forma da selecção nacional: “O primeiro jogo com a Bielorrússia vai ser muito importante para sabermos o que é que estamos realmente aqui a fazer”.

Este campeonato da Europa na Hungria conta com novas regras. Os jogos dos quartos-de-final e das meias-finais, em caso de empate após o tempo regulamentar, não têm prolongamento. A UEFA decidiu que as partidas terão de ser automaticamente decididas através dos pontapés da marca de grande penalidade.

Joel Queirós, especialista na conversão dos “castigos máximos”, diz-se preparado para assumir essa responsabilidade: “Eu dou sempre a cara, não tenho qualquer problema. Vou sentir-me à vontade e sem medo de falhar (…) Eu estive a jogar em Espanha e estive oito ou nove vezes em jogos decididos por pénaltis e ganhei sete vezes. Tive a sorte de ter um treinador que me dizia que isso não era uma questão de sorte mas sim de trabalho e concentração”.

Horários jogos de Portugal:
Portugal - Bielorrússia (Debrecen) – 22 Janeiro/19h
Portugal – Espanha (Debrecen) – 24 Janeiro/17h30