A Espanha goleou ontem a Bielorrússia por 9-1. Apesar da importância que poderá ter a diferença de golos nas contas do grupo D, Orlando Duarte não se mostra preocupado com isso. O seleccionador quer, acima de tudo vencer, golear é secundário:  “As expectativas são altas. Não estamos preocupados em golear seja quem for, queremos é ganhar e depois decidir a fase de grupos com a Espanha. Sabemos que se não ganharmos por muitos golos temos que ganhar o jogo com a Espanha e estamos cá para isso”.

Sobre o adversário de Portugal desta sexta-feira, o técnico nacional diz que já o observou tantas vezes que já está farto de “bielorrussos”:  “Já analisamos tanto a Bielorrússia que, sinceramente, eu já estou farto de bielorrussos. Já observei sete jogos antes de vir para cá, os jogadores tiveram a oportunidade de ver os dois últimos jogos deles na Bélgica. Hoje dissecámos novamente a Bielorrússia, não me parece que não estejamos preparados”.

Orlando Duarte adiantou ainda que a Bielorrússia foi a “surpresa pela negativa neste Europeu” até ao momento. O seleccionador considera que a formação de leste joga muito mais do que aquilo que mostrou na quarta-feira passada.

Já sobre a equipa espanhola, Orlando Duarte desfaz-se em elogios: “A Espanha deu uma prova cabal do que é saber jogar futsal, com uma paciência sem limites, uma segurança extraordinária e uma qualidade tremenda”.

Mais do que o estado de forma dos adversários, o importante é o momento que atravessa a selecção nacional de futsal.

Nesse aspecto, o seleccionador assina pelo mesmo diapasão dos seus jogadores e reconhece que a equipa das quinas está mais forte do que no último Europeu em 2007: “Acredito que são mais dois anos e pouco de experiência e agora temos mais qualidade de jogo. Não significa que na altura não tivéssemos porque estivemos à beira de chegar á final. Os jogadores dizem isso também porque querem passar cá para fora a qualidade com que temos vindo a treinar e a jogar. Estamos perto de fazer algo de importante para o futsal português”.

Horários jogos de Portugal:
Bielorrússia - Portugal (Debrecen) – 22 Janeiro/19h
Portugal – Espanha (Debrecen) – 24 Janeiro/17h30