O Benfica é o clube que mais jogadores dá à selecção nacional de futsal que se encontra na Hungria a disputar o Europeu da modalidade.

Na convocatória de Orlando Duarte estão presentes cinco jogadores do SL Benfica: Arnaldo Pereira, Bebé, Gonçalo Alves, Joel Queirós e Pedro Costa.

Ricardinho, que também fazia parte dos escolhidos, acabou por ficar de fora por lesão.

O treinador dos encarnados não podia estar mais contente com esse facto, contudo espera que no futuro mais jogadores do seu plantel possam estar ao serviço da selecção:  “Fico muito feliz por vê-los lá e fico triste por não ver mais, mas sei que não podem ir todos. Sei que eles vão prestar um grande serviço à selecção. Estão preparados para isso, são muito experientes e sabem aquilo que valem. Para além disso, o seleccionador conhece-os bem”.

Olhando para os 14 jogadores presentes no Europeu, André Lima afirma que este grupo de trabalho tem todas as possibilidades para ir longe na competição e, quem sabe, chegar mesmo ao título: “Eu vejo qualidade suficiente para chegar ao título.
Além de conhecer os meus jogadores, os outros têm também mostrado que têm capacidade para evoluir e para acompanhar os jogadores que já deram provas”.

No entanto, o antigo internacional português não se coíbe de deixar um recado: “Neste Europeu da Hungria há jogadores que têm a oportunidade de mostrar se são bons ou não para jogar no clube A ou no clube B. Marcar 50 golos no campeonato é uma coisa, eu só queria que marcassem 4 ou 5 no Europeu e eu vou ficar atento. Não vai ser algo fácil”.

Para o trabalho que Orlando Duarte tem desenvolvido à frente da selecção nacional de futsal, André Lima só tem elogios: “Os jogadores estão muito bem orientados. Às vezes fico triste com as críticas que são dirigidas ao seleccionador e não as entendo. Fui treinado por ele durante muitos anos e não reconheço competência a nenhum treinador para fazer um melhor trabalho do que aquele que ele tem feito”.

Uma das maiores ausências neste Europeu é sem dúvida nenhuma a de Ricardinho. André Lima, seu treinador, afirma que quem perde mais com isto é o próprio jogador por não poder mostrar o seu talento nesta grande competição: “Eu dou razão ao Orlando Duarte, quando este diz que quem fica a perder com isto tudo é o jogador. O Ricardinho está triste e gostava muito de marcar presença neste Europeu. Quem perde mais nisto tudo é ele”.

Portugal tem a sua estreia marcada para esta sexta-feira frente à Bielorrússia. O técnico do Benfica acredita que a equipa das quinas vai terminar o seu grupo no primeiro lugar: “Portugal tem de estar a 100% para vencer a Bielorrússia para depois poder disputar o primeiro lugar com a Espanha. Se ganharmos bem à Bielorrússia temos todas as possibilidades de ganhar à Espanha. Acredito que vamos ganhar à Espanha e ficar em primeiro lugar do grupo”.

Horários jogos de Portugal:
Portugal - Bielorrússia (Debrecen) – 22 Janeiro/19h
Portugal – Espanha (Debrecen) – 24 Janeiro/17h30