Portugal empatou ontem com a Bielorrússia a cinco golos, um resultado inesperado tendo em conta o potencial das duas equipas e o que foi dito ao longo da semana pelos jogadores e pelo seleccionador nacional, Orlando Duarte.

Este sábado, em conferência de imprensa, o treinador português analisou mais a frio o jogo com a Bielorrússia apontando alguns dos problemas apresentados pelos jogadores nacionais: “Temos que ter gente que consiga segurar a bola muito perto da baliza, temos que alargar o jogo para termos linhas de passe e isso não aconteceu. Acabámos por sofrer quatro golos em contra-ataque. Quem está a ganhar 2-0 não pode sofrer golos em contra-ataque. Temos que jogar de forma mais segura”.

O técnico reconheceu que houve uma altura em que a equipa esteve algo perdida em campo: “Uns quiseram ganhar por mais, outros quiseram segurar o jogo. A equipa toda tem de funcionar da mesma forma e para o mesmo lado. Tivemos ali alguns minutos muito maus, essencialmente no início da segunda parte”.

Orlando Duarte relembrou as estatísticas do jogo para reforçar a ideia de que o jogo de ontem foi algo estranho: “Eles fizeram nove remates à nossa baliza, dois deles na mesma jogada, e se excluir essa recarga passa para oito, e fizeram cinco golos. Nós fizemos 26 remates na baliza deles, cinco golos, dois no poste e 19 defesas do guarda-redes. Não é muito normal que isso aconteça, mas a nós acontece-nos tudo e estamos cá para isso”

Para o seleccionador nacional não há razões para ter vergonha do jogo de ontem, pois, na sua opinião, qualquer equipa pode ter um jogo menos bom: “Não temos vergonha de nada, isto acontece a todos. Teríamos era alguma vergonha senão percebêssemos de que forma é que não conseguimos chegar à vitória ontem de forma folgada”.

Este domingo, Portugal defronta a Espanha e Orlando Duarte deixa já uma promessa: “Amanhã vamos dar a resposta que nós queremos. Continua a ser um objectivo chegarmos a dia 30 e estarmos cá a jogar”.

Portugal e Espanha defrontam-se este domingo às 17h30m no Fönix Arena.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.