Orlando Duarte chegou à sala de imprensa visivelmente agastado com a dupla de arbitragem que hoje teve presente no Fönix Arena e fez questão de o expressar claramente “Quase que em vez de Portugal, era a equipa de arbitragem que ia sendo apurada para ir jogar a Budapeste. O resultado hoje foi Portugal 1, Espanha 3 e equipa de arbitragem 3. Fomos roubados indecentemente. Quando estivemos a ganhar 1-0, no segundo golo, no terceiro golo e por aí fora. Fora as faltas acumuladas que não foram marcadas a Espanha. Agora gostava de ter acesso ao relatório de quem observou esta equipa de arbitragem”.

Sobre o jogo, o seleccionador nacional elogiou a atitude da equipa na primeira parte, contudo afirmou que, apesar dos erros de arbitragem, os seus jogadores não deviam ter perdido a cabeça como aconteceu no segundo tempo: “Quem percebe de futsal viu perfeitamente que na primeira parte, independentemente da Espanha ser melhor do que Portugal, não muito melhor mas melhor do que Portugal, nós tivemos a ganhar 1-0 com mérito, defendemos bem e contra-atacámos ainda melhor. Fomos tão bons ou melhores do que a Espanha. Não se justifica depois que os meus jogadores tenham perdido a cabeça, apesar dos erros da arbitragem”.

Apesar do resultado, Orlando Duarte mostrou-se confiante numa boa resposta da selecção no próximo jogo e deixou um aviso: “Sabemos o que havemos de fazer para chegar longe e pode ser que ainda encontremos a Espanha pelo caminho no dia 30”.