A selecção nacional sofreu uma pesada derrota diante da bi-campeã Europeia Espanha, contudo a dupla de arbitragem presente neste jogo acabou por ter influência no resultado.

A formação orientada por Venancio López entrou decidida e dominadora na partida, mas foi Portugal que, na primeira vez que rematou à baliza de Luis Amado, se adiantou no marcador.

Arnaldo Pereira, na marcação de uma falta, aos 6 minutos da primeira parte, rematou a mais de 15 metros da baliza e Luis Amado, considerado o melhor guarda-redes do mundo, atrapalhou-se e deixou a bola passar por entre as suas pernas.

Vendo-se em vantagem, Orlando Duarte pediu um time-out para indicações à sua equipa e a verdade é que nos momentos seguintes a selecção nacional fechou-se bem na sua defesa e até equilibrou a partida.

Contudo, aos 14 minutos, através da cobrança de um lançamento de linha lateral, a Espanha igualou a partida. O lançamento é cobrado do lado direito, a bola é levantada para o lado oposto onde aparece Torras, completamente à vontade, rematando forte e sem hipóteses de defesa para João Benedito.

Pouco tempo depois a Espanha coloca-se em vantagem através de um lance muito polémico na área portuguesa. Gonçalo Alves tenta o corte, no entanto atrapalha-se, posteriormente é empurrado por Torras, caindo no chão, e o jogador espanhol acaba por colocar a bola na baliza de Portugal. A selecção nacional fica a reclamar falta e o guarda-redes João Benedito acaba por pedir contas ao árbitro, mas este nada assinala.

A partida segue para o intervalo com este resultado com 2-1 para os espanhóis.

Na segunda metade do encontro, novamente um lance polémico dá origem ao terceiro golo de "nuestros hermanos". Arnaldo avança pelo corredor esquerdo mas acaba por cair empurrado por um defensor. A verdade é que, mais uma vez, o árbitro nada assinala. No contra-ataque Juanra aponta mais um tento para os espanhóis, colocando o resultado em 3-1.

Os jogadores portugueses ficam algo desorientados pela catadupa de decisões contrárias dos árbitros. A selecção espanhola aproveita essa má fase de Portugal e os golos acabam por suceder-se.

Kike faz o quarto golo, após a cobrança de um canto. Depois surgiu Fernandão. O cinco inicial deu espaço ao espano-brasileiro e este do “meio da rua” dispara para novo golo, com algumas culpas para João Benedito.

O cinco luso está algo perdido em campo e não consegue construir lances de ataque de modo a chegar com perigo junto da baliza de Luís Amado.

A fechar o encontro, uma boa jogada de Danielle pela direita. O jogador espanhol segura bem a bola, espera pela entrada de Lynn e entrega-lhe a bola no momento certo para este fazer o sexto da Espanha e fechar as contas do jogo.

Apesar desta pesada derrota, Portugal segue para os quartos-de-final da prova. A selecção lusa irá agora defrontar a Sérvia na próxima terça-feira às 18h30m.