O jogo frente aos checos foi um autêntico passeio para os espanhóis, que ao intervalo já venciam por 4-0, com golos de Javi Rodriguez, Ortiz (dois) e do guarda-redes Luís Amado, perante um adversário que cedo se percebeu não ter "argumentos" para contrariar os bicampeões europeus.

Com o apuramento garantido, a Espanha limitou-se a jogar descontraidamente na segunda parte, na qual os seus jogadores puderam dar-se ao luxo de alguns requintes de ordem técnica que, em condições normais, não teriam.

Neste período complementar, Borja, Fernandão e Daniel, que “bisou”, elevaram os números da goleada para 8-0, tendo a selecção checa marcado o golo de honra a trinta segundos do fim, por Dlouhy.

De resto, com excepção feita ao jogo frente à Rússia, nos quartos-de-final, no qual se apurou após um "nulo" no tempo regulamentar e vitória por 7-6 no desempate por grandes penalidades, a Espanha desembaraçou-se de todos os adversários com relativa facilidade, entre eles Portugal, goleado por 6-1 por "nuestros hermanos" na primeira fase.

As duas selecções reencontram-se sábado na final, para a qual Portugal se apurou ao eliminar hoje nas meias-finais o Azerbaijão, ao empatar 3-3 no tempo regulamentar e vencer por 5-3 no desempate por grandes penalidades.