A perder por três golos, Portugal ainda conseguiu reduzir para 3-2, mas o poderio espanhol falou mais alto e nos últimos segundos, Daniel fez o 4-2 e deu o terceiro título à Espanha.

Lin marcou a 4m22s do fim do jogo, colocando o marcador em 3-0, Gonçalo Aires reduziu a dois minutos do fim e Joel queiróz a 1m32s fez o 3-2, que não foram suficientes para conquistar, pela primeira vez, o titulo europeu.

Dois golos na primeira parte levaram os espanhóis a vencer para o intervalo. "Nuestros hermanos” abriram o marcador aos nove minutos de jogo, por Ortiz.

A oito minutos do fim da primeira parte, boa movimentação dos espanhóis e Javi Rodriguez, de costas para a baliza, dá um toque de calcanhar para o segundo golo, com a bola a passar por baixo das pernas de Israel e a enganar Bebé.

Durante os vinte minutos do primeiro tempo, Portugal jogou mais recuado, remetido à zona dos dez metros defensivos dando o domínio de jogo à selecção espanhola. No entanto, as transições rápidas defesa/ataque que deveriam ser feitas pelos jogadores portugueses não estão a resultar.

Na primeira parte, Portugal dispôs apenas de duas situações de real perigo junto da baliza de Luís Amado. Uma protagonizada por Fernando Cardinal na ala esquerda que, após passar por um adversário, rematou forte para boa defesa do guarda-redes espanhol e outra protagonizada por Arnaldo na ala contrária, proporcionando também uma boa defesa a Luís Amado.