Orlando Duarte sempre havia dito que a selecção nacional tinha marcado bilhetes de regresso a Portugal apenas para o dia 31 de Janeiro e que a final era um objectivo bem real.

Após um empate com a Bielorrússia (5-5) e uma derrota pesada diante da finalista Espanha (1-6), parecia que esse objectivo não passava de uma miragem.

No entanto, a selecção das quinas foi subindo de forma ao longo deste torneio e chega ao jogo de hoje no seu melhor momento e acima de tudo com vontade de limpar a má imagem deixada no último encontro com a selecção “nuestros hermanos”.

A verdade é que a Espanha tem passeado classe ao longo desta competição e foi somando goleadas atrás de goleadas nos encontros que jogou. A excepção foi a partida com a Rússia nos quartos-de-final que teve de ser decidida através dos pontapés da marca de grande penalidade.

O próprio seleccionador português, Orlando Duarte, reconheceu ontem em conferência de imprensa que a Espanha “está fortíssima”, provavelmente a praticar o seu melhor futsal de sempre.

A história também não joga a favor da nossa selecção. Em 16 jogos disputados entre Portugal e Espanha, a equipa das quinas conta apenas com uma vitória, dois empates e 13 derrotas.

Apesar dos resultados, por norma, não serem muito dilatados, a Espanha tem sido mais forte nos pequenos detalhes fazendo tender o placard para o seu lado.

O técnico espanhol, Venancio López, perspectivou, ontem em conferência de imprensa, uma “partida equilibrada” entre duas equipas que se “conhecem muito bem”. Na opinião do seleccionador este encontro irá ser decidido não pelo lado táctico mas sim pelo lado emocional, pela forma como cada equipa lida com a pressão.

Em termos de cinco inicial, Orlando Duarte deverá repetir a equipa que apresentou no jogo frente ao Azerbaijão, mantendo assim a aposta em João Matos, em detrimento de Pedro Costa.

Cinco inicial Portugal: Bebé, João Matos, Arnaldo Pereira, Gonçalo Alves e Leitão.

Cinco inicial Espanha: Luís Amado, Álvaro, Javi Rodriguez, Kike e Juanra.

O Portugal - Espanha joga-se hoje no Fönix Arena, às 19h30, com transmissão na RTP1.