O treinador de futsal do SL Benfica, André Lima, fez hoje a antevisão do jogo com o Luparense, a contar para a meia-final da UEFA Futsal Cup, onde explicou porque preferia jogar com a equipa italiana nesta fase da competição e não com o Araz, equipa menos favorita das quatro.

"Como treinador gostava (do Luparense). Do Araz como toda a gente sabe, das três é a menos favorita e se o Benfica jogasse contra o Araz tinha de assumir o jogo e ganhar. O Intervíu tem aquele factor psicológico porque nunca conseguimos eliminá-los numa eliminatória. Por isso, conhecendo como conheço o Luparense, é uma equipa semelhante à nossa e preferia encontra-los na meia-final." Disse André Lima em conferência de imprensa.

O SL Benfica joga com o Luparense na meia-final da UEFA Futsal Cup e caso vença os italianos garante uma presença na final. O técnico encarnado lembra que é preciso respeitar o conjunto italiano, equipa que tem jogadores que podem decidir jogos.

"Acima de tudo é respeitar o colectivo, sabendo que o Luparense é uma equipa que tem jogadores que individualmente podem decidir jogos. Mas estamos a preparar a equipa para o colectivo do Luparense, que é forte”, afirmou o técnico, considerando ainda que existe “um equilíbrio entre as equipas em termos técnicos e tácticos".

Em relação à final perdida em 2004 enquanto jogador, André Lima considera que, actualmente a estrutura montada em torno da equipa de futsal do SL Benfica é muito mais forte do que há seis anos, e acredita que os seus jogadores estão mais bem preparados para este tipo de competição.

"Essa final foi uma final marcante para nós. O Benfica estava a aparecer, tinha poucos anos de vida, o Benfica melhorou muito nos aspectos técnicos e tácticos. A estrutura que está montada por detrás é agora muito mais forte pelo apoio que nos é dado pela nossa direcção. Sentimo-nos mais preparados agora do que em 2004."

A equipa de futsal do Benfica pode voltar a uma final europeia, caso vença o Luparense na sexta-feira, e para André Lima não há dúvidas em relação ao apoio que a equipa encarnada vai ter no Pavilhão Atlântico.

"Eu não espero, tenho a certeza que o pavilhão atlântico vai estar cheio. Na minha opinião é relevante jogar em casa porque as quatros equipas candidataram-se a organizar a final portanto é positivo. Preferia que fosse no estádio da Luz, jogar num pavilhão tão emblemático no país que é o pavilhão atlântico, acho que pode ter alguma importância não definitiva e não decidida. Eu gostava muito que esta bola (taça) ficasse em Lisboa."

O futsal em Portugal tem vindo a crescer e a evoluir bastante nos últimos anos e para André Lima a conquista da UEFA Futsal Cup pode significar o salto que falta para a afirmação do futsal nacional a nível internacional.

"Eu acho que só estar presente aqui já é um factor muito importante para a realidade do nosso futsal. Se formos a comparar com os outros campeonatos já é um grande feito estarmos aqui. Estamos cá para poder fazer história e dar um salto."

O palco está montado e os objectivos estão traçados. Os melhores jogadores de futsal do Mundo vão estar no Pavilhão Atlântico para disputar um dos troféus mais desejados da modalidade e para André Lima a equipa do Benfica tem estofo e experiência para conquistar o troféu.

"Eu penso que os jogadores nestas alturas, com tantos jogos internacionais, são jogadores com muita experiência, estão tranquilos. Sabem que já foi um grande feito chegar a esta final e têm possibilidades para sonhar com esta bola de cristal. Não vai haver um jogo fácil, vão ser jogos muito intensos e jogos com grande qualidade porque vão estar cá os melhores jogadores do Mundo", considerou o técnico português acrescentando ainda que "o espírito de grupo e o gostar de vencer e estar nos maiores palcos" pode ser determinante na fase final da competição.

Questionado sobre a possibilidade de poder conquistar a UEFA Futsal Cup no fim-de-semana em que a equipa principal de futebol também se pode sagrar campeã, caso o Sporting Braga perca e o SL Benfica vença o Olhanense, André Lima confessa que pode se um "fim-de-semana pode ser especial" acrescentando ainda a possibilidade da modalidade de voleibol se sagrar campeã.

"Isto pode ser um ano especial e este fim-de-semana pode ser especial. O futebol, o futsal e o voleibol e então podemos festejar em três desportos. Espero que seja um fim-de-semana inesquecível para os que ganhem e para os que perdem. Aproveitem o momento", finalizou o técnico encarnado esta quinta-feira em conferência de imprensa.