Depois de mais de 14 anos ao serviço da FPF (Federação Portuguesa de Futebol), Orlando Duarte vai deixar o cargo de seleccionador nacional da equipa de futsal.

O treinador e a Federação não irão renovar o contrato no final da temporada, fechando-se assim um longo ciclo.

Agora a questão passa por saber quem poderá substituí-lo no cargo, tendo em conta a experiência acumulada no comando técnico da equipa e o que conquistou (4º lugar no Mundial 2000 e vice-campeão europeu 2010).

Alípio Matos é um nome que vem sempre à ‘conversa’ quando se trata da sucessão do seleccionador e agora que o cargo está disponível, não é excepção.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o técnico de futsal do Belenenses reconhece o sonho que tem de um dia treinar a selecção, contudo sempre vai lembrando que isso dependeria de muitos factores e que, acima de tudo, está concentrado no seu Belenenses.

“Já o disse por várias vezes que qualquer treinador tem o sonho e a ambição de treinar a selecção nacional e eu não fujo à regra. Mas isso depende muitos factores e muitas vontades.”

Alípio Matos vai um pouco mais longe “Não estou a pensar no que possa vir a acontecer. Mas, se me perguntar como treinador, se houvesse uma vaga, se houvesse vários desejos das pessoas que mandam e se eu pudesse ir. É claro que gostava. Mas não há nada mais do que isso”.

Sobre o trabalho desenvolvido por Orlando Duarte nestes largos anos como seleccionador nacional, o técnico do Belenenses só tem elogios: “Ele deixa lá o seu rasto, o seu trabalho. Isso é inquestionável. Fez bastante pelo futsal. A modalidade evoluiu muito com o Orlando na selecção. Ele conseguiu que a selecção fosse uma equipa respeitada e que alcançasse o top Mundial”.

Orlando Duarte em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol afirmou sentir a falta de treinar todos os dias, o que pressupõe que o seu futuro próximo passará por um clube de futsal.

Esta temporada a comunicação social já adiantou a possibilidade de Orlando Duarte vir a treinar Benfica ou Sporting na próxima época.

Alípio Matos desconhece o futuro do ainda seleccionador, sublinhando que deverá estar “no segredo  dos deuses”, mas acredita que este passará por um clube em Portugal. Falta saber qual.