A selecção nacional já defrontou por 16 vezes os homónimos brasileiros. Em tantos jogos, assusta o facto de Portugal nunca ter conseguido saborear uma vitória. A história resume-se a dois empates e a 14 derrotas.

Porém em 2011, estas selecções voltam a encontrar-se e os argumentos que nesta altura apresentam são bem diferentes. Portugal chega como finalista do último Europeu (2010) e como o país que domina o futsal Europeu com a presença de duas equipas – Sporting e Benfica - na final-four desta edição da UEFA Futsal Cup.

Argumentos mais do que suficientes para que o seleccionador brasileiro, em declarações exclusivas ao SAPO Desporto, esperar grandes dificuldades nestes dois encontros particulares com Portugal.

«Esperamos dificuldade máxima, um jogo muito igual que vai ser decidido em detalhes porque Portugal agora é uma equipa mais agressiva e que defende mais em cima», analisou Marcos Sorato.

O técnico “canarinho” diz estar consciente da evolução do futsal nacional: «O futsal português tem evoluído muito com o Ricardinho a fazer furor na Ásia, Sporting e Benfica na final-four da UEFA Futsal Cup, Portugal na final do Europeu de futsal.  Não é falar por falar, mas sim porque está a demonstrá-lo em campo».

Marcos Sorato tem acompanhado de perto o futsal do nosso país e não põe de lado a hipótese de convocar Diece e César Paulo – brasileiros que jogam no Benfica – numa próxima oportunidade.

«César Paulo e Diece do Benfica são jogadores que fazem parte de um grupo de 25 atletas possíveis de convocar. Mas se os que vêm à selecção jogam bem, nós temos de dar sequência a esse trabalho», referiu.

Falcão e Ricardinho são dois ícones do futsal mundial. A verdade é que mais uma vez não se irá assistir a esse duelo tão ansiado, uma vez que o jogador do Santos não está em Portugal. Algo que Marcos Sorato lamenta: «São dois ícones de futsal. Conseguem juntar a sua efectividade ao espectáculo. O Ricardinho está a brilhar no futsal do Japão, e o Falcão tem-no feito no Brasil. O Falcão não estava convocado, mas com a lesão do Gabriel chamei-o, infelizmente o clube não o libertou. A gente espera encontrar-se em breve para que os dois possam fazer os adeptos desfrutar do seu talento».

O primeiro jogo particular Portugal – Brasil está marcado para esta terça-feira, em Coimbra, a partir das 19h30.