Ricardinho foi eleito o melhor jogador de futsal do Mundo de 2010 pelo Futsal Planet.

Em conversa com o SAPO Desporto, o atleta contou como recebeu a notícia: «Estava em casa dos meus pais quando me deram a notícia. Ligaram-me a contar que tinha recebido o prémio e foi uma emoção muito grande. Só quando vi a notícia é que comecei a acreditar. Veio aquela lágrima de orgulho e pensei: ‘Até que enfim, um português pode ser considerado o melhor do Mundo no futsal’».

Ricardo não esquece que parte deste prémio se deve à sua passagem pelo Benfica e à temporada que aí concluiu em 2010.

«Sempre disse que gostava de ser o melhor do Mundo e queria consegui-lo com a camisola do Benfica. Neste momento não estou com a camisola do Benfica, mas o prémio refere-se ainda a parte desse ano em que fiz uma grande época em Portugal a que juntei a conquista da UEFA Futsal Cup», revelou o ala.

Este galardão só lhe dá mais força para continuar a fazer mais e melhor, sendo que na próxima época a Rússia será o seu destino: «Agora estou numa fase da minha vida em que quero espalhar magia em todos os campeonatos. Vou desfrutar ao máximo. Terei a oportunidade de conhecer outro campeonato com equipas fortíssimas, com uma grande qualidade e espero fazer boa figura e levar o nome de Portugal o mais alto possível».

No CSKA Moscovo, Ricardinho terá a companhia do técnico Paulo Tavares e dos jogadores Cardinal e Divanei.