Do céu ao inferno lá diz o povo é apenas um passo e o Benfica provou-o na pele na temporada passada. Depois de uma fase regular imaculada, chegou a hora das grandes decisões e ficaram pelo caminho o título europeu, taça de Portugal e campeonato.

Agora prepara-se a nova temporada com objectivos renovados, três reforços contratados e o treinador, Paulo Fernandes, confiante que o que ocorreu no ano passado não se irá repetir.

A desilusão da época anterior

Em entrevista ao SAPO Desporto, o técnico diz sentir-se «frustado» pela época anterior por ter «morrido na praia» na altura decisiva da temporada. Porém isso não o faz esmorecer e perder a «confiança no trabalho» que desenvolve e naquilo que faz passar aos seus jogadores.

«Sinto-me frustrado. Porque independentemente de termos estado em todas as finais não atingimos qualquer dos objectivos que passava por vencer as provas onde participávamos. É como morrer na praia. Mas não é isto que me deita abaixo», disse o treinador.

Entradas e saídas do plantel

De um ano para o outro o plantel perdeu um capitão de equipa (Pedro Costa), mas ganhou três reforços (Bruno Coelho, Marcão e Dentinho). Para o treinador, perdeu-se «um símbolo do clube» mas ganhou-se «mais qualidade» com os novos atletas e mais soluções para não se repetir o que aconteceu no ano passado.

«O Costa é um símbolo do Benfica por todo o seu percurso no clube. A direção entendeu que tinha terminado um ciclo e ele também teve a oportunidade de seguir a carreira no Japão com condições vantajosas», revelou o técnico.

Assim, cabe ao novo capitão, Arnaldo, ajudar à integração das caras novas do plantel. Jogadores que trazem mais qualidade ao plantel, assim é a convicção do treinador Paulo Fernandes

«Se tivéssemos que pôr nos pratos da balanço em termos qualitativos e quantitativos os atletas que saíram e entraram, como é óbvio a balança pesa para esta época», frisou o técnico.

Marcão - «Contratámos o Marcão porque achávamos que era importante numa equipa de alto rendimento ter três atletas de valor que queiram lutar por um lugar».

Bruno Coelho - « O Bruno tem crescido nos últimos dois anos, tem subido a pulso por um lugar ao sol e chegou a internacional. É nestes jovens que o Benfica tem de apostar.»

Dentinho - «O Dentinho é um jogador muito completo, que pode fazer qualquer posição. Pelas suas características é um jogador que nos fazia falta em alguns momentos do jogo.»

Objectivos 2011/2012

O treinador prefere não prometer títulos mas sim seriedade e profissionalismo para lutar por eles.

«Seriedade, profissionalismo, ambição e dedicação. Se no final conseguirmos ser campeões, óptimo porque é isso que nos exigem. Com certeza do outro lado vão estar equipas ambiciosas, mas vão ter que ser muito mas muito melhor do que nós para superar este Benfica 2011/12.», concluiu.