O selecionador nacional Jorge Braz orientou, esta segunda-feira, o primeiro treino de preparação para a qualificação para o Mundial2012, que se disputará na Tailândia, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, com os 14 convocados.

A seleção nacional tem agendada dois jogos de preparação com a Itália esta terça-feira e quarta-feira, em Gondomar e Matosinhos respetivamente, sendo os derradeiros testes da formação lusa antes de começar a sua participação no apuramento para o Mundial2012, marcado para Dezembro.

Portugal nunca venceu a seleção italiana nos onze jogos disputados, somando cinco empates e seis derrotas. Em 2007, em Gondomar, no campeonato europeu de futsal, o desafio entre as duas equipas terminou empatado a zero. Nesse ano, os dois países asseguraram a presença nas meias-finais do Euro, que viria a sagrar a Espanha como campeã.

O ultimo jogo entre as duas formações decorreu há dois anos, no VI Grand Prix, com a Itália a levar a melhor por 3-0, na cidade brasileira da Anápolis.

Com o apuramento para o Euro2012 garantido, a equipa das quinas vai disputar a qualificação para o Mundial2012 em Coimbra, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, entre 15 e 18 de Dezembro.

Para chegar ao campeonato de mundo, Portugal terá de ultrapassar três seleções (Eslováquia e Lituânia e o melhor segundo classificado que sairá da Ronda Preliminar de qualificação).