A equipa das quinas empatou, esta terça-feira, com a Itália a um golo, em jogo de preparação disputado em Gondomar. Ainda não foi desta que Portugal conseguiu vencer a formação italiana.

Portugal começou o jogo com o seguinte alinhamento: João Benedito (Sporting), Pedro Cary (Sporting), Cardinal (CSKA Moscovo), Ricardinho (CSKA Moscovo) e João Matos (Sporting).

Cardinal abriu o marcador aos 5 minutos após passe de Ricardinho. O ex-jogador do Sporting esteve perto de bisar sete minutos depois. Logo depois, a Itália esteve perto de empatar, enviando a bola à trave de João Benedito.

A seis minutos do fim da primeira parte foram os portugueses, por intermédio de Paulinho, que enviaram uma bola ao poste da baliza italiana. Dois minutos depois, Ercolessi, cara-a-cara com o guardião luso, falhou de forma incrível, rematando ao lado da baliza.

No segundo tempo, a Itália assumiu o jogo, foi a mais perigosa, e os portugueses só conseguiram segurar a vantagem até aos 36 minutos de jogo. A faltar quatro minutos para os 40, Vampeta fez o golo do empate.

Destaque ainda para a grande exibição do segundo guarda-redes, André Sousa, da Académica, que esteve à altura do desafio como protetor das redes lusas. João Benedito tem 125 internacionalizações, contra as 13 de André Sousa, mas o guarda-redes da formação de Coimbra já conta com um golo, ao contrário do guardião leonino.

Ainda não foi desta que Portugal venceu a seleção italiana nos doze jogos disputados, somando seis empates e seis derrotas. Em 2007, em Gondomar, no campeonato europeu de futsal, o desafio entre as duas equipas terminou empatado a zero. Nesse ano, os dois países asseguraram a presença nas meias-finais do Euro, que viria a sagrar a Espanha como campeã.

O encontro particular com os italianos, disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, foi o primeiro de dois derradeiros testes antes de Portugal iniciar a sua caminhada no apuramento para o Mundial2012, na Tailândia.

Com o apuramento para o Euro2012 garantido, a equipa das quinas disputará a qualificação para o Mundial2012 em Coimbra, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, entre 15 e 18 de Dezembro.

Amanhã, às 20h15, desta vez no Pavilhão dos Congressos de Matosinhos, as duas seleções voltam a medir forças.