A “jovem” seleção francesa

A seleção francesa de futsal não tem grande peso nesta modalidade e a sua ausência das fases finais de Europeus e Mundiais comprovam-no. Os jogadores que a compõem mostram qualidade técnica, mas as carências táticas impedem-na de, nesta altura, alcançar outros patamares.

Muitos destes jogadores abandonaram o futebol de 11 para se dedicarem ao futsal e ausência de formação nesta modalidade acaba por vir ao de cima.

Sporting Clube de Paris

Deste conjunto gaulês, quatro atletas (Haroun, Chaulet, Alexandre Teixeira e Khireddine) pertencem aos quadros do campeão francês de futsal: o Sporting Clube de Paris. Um clube que, como o próprio nome indica, é uma filial do Sporting Clube de Portugal e que foi criado em 1983 por José Lopes de Sousa, emigrante português radicado em França.

Alexandre Teixeira 

Alexandre Teixeira, o "robusto" número 9 e a estrela da formação de Paris, é de ascendência portuguesa. O seu pai é natural de Amarante e por isso foram vários os meses que este atleta passou no nosso país em férias, não sendo, por isso, estranha esta vinda a Coimbra para disputar a fase de apuramento para o Mundial de futsal.

É apontado como um dos principais desequilibradores do cinco francês devido à sua “falsa lentidão” e ao seu poderoso remate.

Mustapha Otmani

Desta seleção francesa faz também parte Mustapha Otmani. O jogador de futsal de 33 anos fez a sua formação no futebol 11 e, curiosamente, parte da sua carreira cumpriu-se em Portugal. Clubes como o Pedras Rubras, Ribeirão e Moreirense contaram com os serviços do defesa. Só em 2006/07, Otmani decidiu tentar a sua sorte no futsal, onde alcançou o reconhecimento, que nunca conseguiu no futebol.

Estes são por isso motivos mais do que suficientes para que este jogo tenho um cariz especial para alguns destes jogadores e que o português seja uma língua comum e partilhada entre as duas seleções.

O jogo Portugal - França, que se realiza no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, está marcado para as 20h15 desta sexta-feira e terá transmissão televisiva na RTP2.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.