Otmani Mustapha está em Portugal ao serviço da seleção francesa de futsal, mas esta não é a sua primeira visita ao nosso país, nem esta modalidade fez sempre parte da sua vida.

O jogador começou a sua carreira no futebol onze e durante três anos épocas e meia Portugal foi a sua casa.

Em entrevista ao SAPO Desporto, Otmani, num português muito correto, contou a sua história: «Eu passei aqui três anos e meio. No meu primeiro ano estive no Pedras Rubras, depois assinei pelo Ribeirão e, por último, estive no Moreirense, onde sofri uma grave lesão e acabei por regressar a França. Mas passei aqui três anos muito bons».

O regresso a França culminou com a sua entrada numa nova realidade - o futsal.

«Quando regressei a França fui para uma equipa que tinha futebol onze e futsal e acabei por fazer parte das duas equipas. Depois fiquei a gostar mais do futsal, por causa da parte técnica e tática.  No fim, optei por esta modalidade».

O fenómeno do futsal é algo recente em França e Otmani aponta as principais carências da seleção da qual faz parte.

«Há apenas três anos é que temos um campeonato em França, mas ainda não é profissional. É muito difícil porque o futebol onze tem muito mais dinheiro, então são poucas as pessoas que optam pelo futsal. Falta-nos também cultura tática e isso reflete-se nos jogos com outras seleções», disse de forma sincera o jogador.

Sobre o seu regresso a Portugal, Otmani diz que não podia estar mais feliz. Não só por regressar a um país que bem conhece, mas também por poder enfrentar a seleção nacional, «uma das melhores equipas do Mundo».