A equipas das quinas venceu por 5-1 a Eslováquia e conseguiu o estatuto de cabeça de série no playoff que irá disputar em março e abril, relativo ao apuramento para o Mundial de futsal 2012. 

Portugal enfrentou, como se esperava, uma seleção eslovaca remetida aos seus 10 metros defensivos e em busca de transições rápidas. A seleção nacional dispunha, à medida que os minutos passavam, de várias oportunidades para se colocar em vantagem, mas os postes e o guarda-redes Gasparovic mantinham inviolável a baliza eslovaca.

Aos 12 minutos, a estratégia da equipa forasteira surtiu efeito e o capitão Mikita inaugurou o marcador, contra a corrente do jogo. Pela primeira vez neste apuramento, Portugal teve de correr atrás do prejuízo. Uma situação nova mas que não assustou os pupilos de Jorge Braz.

Cardinal, a cinco segundos do intervalo, igualou o encontro e, no início do segundo tempo, Joel Queirós consumou a reviravolta no placard. O pivot, num remate cruzado, aos 22 minutos, fez o Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, vibrar com o segundo golo de Portugal.

Assistiu-se então ao melhor momento da seleção neste encontro, marcado pelo dilatar do placard.

João Matos (29’) concluiu da melhor forma uma brilhante jogada iniciada por Cardinal e fez o 3-1. No minuto seguinte foi o próprio Cardinal a colocar o resultado em 4-1.

As coisas estavam muito mais fáceis e a Eslováquia surgia completamente perdida em campo. Exemplo disso mesmo foi uma intervenção do guarda-redes Gasparovic. Ricardo Fernandes rematou cruzado e de forma fácil, mas o guardião eslovaco deixou a bola passar entre as suas pernas e estava concretizado o 5-1.

Mais golos podiam ter surgido tal o desnorte dos adversários, mas o resultado acabou por não se alterar até final.

Com este resultado, Portugal termina a fase de apuramento com três vitórias no mesmo número de jogos e será cabeça de série no playoff de apuramento para o Mundial de futsal 2012.

Andamento marcador: 0-1, 1-1, 2-1, 3-1, 4-1 e 5-1.

Cinco inicial: João Benedito, Pedro Cary, Cardinal, Ricardinho e João Matos.

Jogaram ainda: Ricardo Fernandes, Joel Queirós, Gonçalo, Marinho, André Sousa, Paulinho e Bruno Coelho.

Ficaram de fora: Fábio Aguiar.