Quando o brasileiro Serjão surge à entrada do rinque é por vezes alvo de risos abafados entre os adeptos que se encontram nas bancadas e que, seguramente, não o conhecem.

É difícil olhar para a figura do brasileiro, que comporta mais de 110 quilos, e para o seu jeito meio arrastado de andar, e acreditar que estamos perante um perigoso e letal jogador de futsal da seleção do Azerbaijão.

O olhar desconfiado não partia só da bancada. Os próprios adversários franziam o sobrolho à sua aparência e nem lhe davam muito crédito. A tudo isso Sérgio Lucas, ou Serjão, como é conhecido no futsal, respondia e responde com golos. Aquilo que se pede a um pivot nesta modalidade.

Em entrevista ao SAPO Desporto, o brasileiro diz levar tudo isto com um sorriso na cara e refere só ter pena de não poder continuar a enganar os adversários como dantes.

«Antigamente olhavam para mim e diziam: “olha aquele gordo”. Não me davam muita atenção. Com o passar dos anos, as pessoas aprenderam a respeitar-me. Já ninguém olha para a minha figura. Olham é para o número de golos que eu marco. Eu gostaria que, ainda hoje, conseguisse enganar os adversários», diz, por entre risos.

A seleção do Azerbaijão, onde joga este “peso pesado”, surpreendeu há dois anos quando conseguiu chegar às meias-finais do Europeu. Esta caminhada vitoriosa, na qual Serjão contribuiu com três golos, só foi travada por Portugal, nas grandes penalidades.

Volvidos dois anos, agora na Croácia, as duas seleções voltam a encontrar-se para disputar o encontro inaugural do grupo D deste Europeu de futsal.

Serjão não tem dúvidas em afirmar que será «mais um jogão» e espera ter a oportunidade de incomodar novamente a equipa das quinas.

«Temo-nos tornado uma “pulga na orelha” de Portugal. Eles são favoritos pela qualidade dos seus jogadore, mas nós estamos prontos para lutar contra eles. Como sempre, será um “jogão” e espero que os vencedores sejamos nós», atirou o jogador de 32 anos.

Sobre o facto de Ricardinho marcar presença neste Europeu, algo que não aconteceu há dois anos, Serjão afirma não estar nada preocupado.

«Não temos medo nenhum. Nós respeitamos o Ricardinho, como respeitamos todos os jogadores. Na “quadra é que tudo se decide».

O jogo Portugal – Azerbaijão está agendado para as 21h00 locais (20h00 em Portugal) desta quarta-feira, na Arena de Zagreb.