O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, exaltou a qualificação de Portugal para o Mundial de 2012, depois da vitória por 4-1 sobre a Bielorrússia, esta noite, no pavilhão da Luz. 

«É um dia extremamente positivo. Acaba por ser a etapa final de uma qualificação longa e exigente. Os 7-1 [no primeiro jogo] enganaram um bocadinho o valor desta Bielorrússia. Seria preciso um bom Portugal para vencer esta seleção. Na maioria dos momentos do jogo fomos pacientes, gerimos com organização e seria difícil que o resultado final não fosse a nosso favor», afirmou o treinador português após o jogo.

Jorge Braz não deixou, porém, de elogiar os bielorrussos: «Foi uma equipa que defendeu bastante recuada e tínhamos de ter paciência. Tínhamos de ser extremamente inteligentes, não cometer erros e não originar transições, em que eles são fortes. Esperámos por situações óbvias de finalização, criadas com organização e com princípios».

Confrontado com as aspirações que Portugal pode ter no próximo Campeonato do Mundo, o selecionador prefere não pensar por agora nisso. «Ainda vêm aí mais jogos de preparação. Cada coisa a seu tempo. Agora estou preocupado com os sub-20. O Mundial virá a seu tempo. Agora é um momento para eles [jogadores] e para os clubes portugueses».

Ainda assim, Jorge Braz acredita que «é possível» fazer melhor que no Mundial2008. «Temos potencial, mas não quer dizer que só isso nos faça chegar longe. Até lá queremos potenciar um grupo de jogadores competentes, alguns deles dos melhores do mundo.»