O Barcelona acolhe, entre 27 e 29 de abril, a final-four da UEFA Futsal Cup, na qual participam, para além da equipa anfitriã, Sporting, Marca Futsal e Dínamo Moscovo.

Os catalães são os novatos desta competição e, ao mesmo tempo, apontados por todos como os principais favoritos à vitória final. A explicação para este favoritismo passa por um plantel de muitas soluções e que é formado por cerca de metade de jogadores da seleção espanhola de futsal e metade da seleção brasileira.

Depois da estreia na tripla conquista em Espanha na época passada, Marc Carmona debruça-se sobre a UEFA Futsal Cup para ver a sua equipa reconhecida internacionalmente.

«Somos uns novatos na competição. O Barcelona nunca havia jogado a UEFA Futsal Cup, embora tenhamos três jogadores que já a jogaram e ganharam. Para todos é algo novo», referiu o treinador em entrevista ao SAPO Desporto lembrando que quer fazer história no clube catalão.

«Este é o único título europeu que o clube não tem nas secções profissionais» e, nesse sentido, a equipa do Barcelona aborda a competição com «muita esperança», «grandes expectativas» e, acima de tudo, «grande responsabilidade».

O Sporting é o primeiro obstáculo do Barcelona nesta final-four europeia. Marc Carmona olha para o coletivo leonino como a sua principal arma e antevê dificuldades nesta meia-final.

«Conhecemos o Sporting e parece-nos, sobretudo, ser uma boa equipa, uma equipa que vale pelo seu coletivo e que joga bom futsal. Espero um jogo muito competitivo», atirou.

Olhando mais em pormenor, o técnico do Barcelona destaca a experiência do seu homólogo Orlando Duarte e as características de um pivot perigoso como Leitão: «Eles têm um grande treinador, com muita experiência e que orientou a seleção nacional com bons resultados. Conhecemos ainda o Leitão que esteve alguns anos em Espanha no Lobelle e parece-nos um pivot extraordinário».

Marc Carmona recusa o rótulo de favorito que todos lhe querem atribuir e prevê uma competição de bom nível entre quatro equipas que partem em busca do título europeu em igualdade de circunstâncias.

«Nas duas semi-finais tudo pode acontecer. Não vejo que haja um favorito claro. Os outros clubes chegarão aqui a apontar-nos como favoritos porque jogamos em casa, mas os quatro têm as mesmas possibilidades.

O jogo Barcelona – Sporting, relativo à meia-final da UEFA futsal Cup está marcado para as 20h00 desta sexta-feira, em Lérida (Espanha).