O Fabril do Barreiro vai disputar, pela primeira vez, o escalão máximo do futsal português, depois de vencer a série B da II Divisão, disputando agora o titulo frente ao Rio Ave, que também subiu ao vencer a série A.

A equipa orientada por Fernando Paiva, que na época passada conseguiu subir à II Divisão, venceu a sua série e garantiu um lugar na primeira divisão, com o técnico a afirmar à Lusa que vai ser preciso mudar tudo no clube do Barreiro.

«É uma emoção muito grande. Ganhar e ter sorte dá muito trabalho, e nós trabalhamos muito. Agora vai ser preciso renovar tudo, isto é reformular toda a secção de futsal do Fabril, que tem alguma base de alguns anos atrás, mas a 1.ª divisão é um patamar completamente diferente. De forma realista, teria que dizer que teríamos que mudar praticamente tudo», afirmou.

O técnico quer ficar no clube mas garante que ainda vai ter que falar com a direção, pois quer ter condições para puder lutar pela permanência no principal escalão.

«Quero uma equipa que pudesse lutar pelo menos pela manutenção e para ter uma equipa para lutar é preciso quintuplicar o orçamento. Vou ter que falar com o presidente para saber se vai conseguir criar condições para fazer um trabalho condigno com aquilo que eu protagonizo para o futsal», explicou, afirmando que nem todos os jogadores do atual plantel têm condições para a I Divisão.

O presidente do clube, Francisco Fernandes, referiu que depois da subida o objetivo é agora o título, que vai ser disputado com o Rio Ave, defendendo que agora vão ser precisos mais apoios.

«É evidente que vamos ter que nos preocupar em arranjar apoios e nós temos a convicção que eles vão aparecer. Certamente vamos dignificar a cidade do Barreiro e o nome do Fabril», disse, garantindo que o técnico é para continuar no clube.

Já Bruno Mendonça, capitão de equipa, afirmou à Lusa que a subida de divisão não era um objetivo, mas que agora o grupo vai procurar o título frente à formação de Vila do Conde.

«É uma sensação indescritível. Sinceramente, não estávamos à espera, porque o nosso objetivo primeiro era a permanência. Isto é um sonho e para o ano lá estamos nós na primeira. Nós viemos da III divisão para a II e agora vamos para a I divisão, o que é um feito inédito para o clube e para a cidade do Barreiro», concluiu.