Longe do desnível registado no jogo de ontem, em que o Benfica tinha goleado o Sporting por 5-1, o equilíbrio foi a nota dominante no jogo 2 desta final do campeonato nacional de futsal. Num pavilhão da Luz praticamente cheio e com um ambiente ao rubro, os dois rivais entraram em campo na expetativa do que poderia fazer o adversário.

Os cuidados táticos e o calculismo imperaram nos primeiros minutos, sem que se verificassem grandes ocasiões de golo. Ainda assim, o primeiro sinal de perigo pertenceu ao Benfica, com Joel Queirós a atirar à trave da baliza de João Benedito.

Os encarnados apostavam num jogo de maior posse e controlo, enquanto os leões optavam por transições rápidas para surpreender Marcão. Os bicampeões nacionais estiveram hoje a um nível muito superior, fechando os caminhos ao Benfica com uma grande organização defensiva e inteligência na saída para o ataque.

Embora César Paulo, por um lado, e Paulinho, pelo outro, tenham estado perto do golo, o nulo no marcador resistiu até ao intervalo.

A segunda parte só podia ser melhor, face ao tom muito “morno” dos primeiros 20 minutos, e João Matos confirmou essa teoria com o golo do Sporting, apenas três minutos depois do regresso dos balneários.

O internacional português desferiu um remate colocado ao ângulo da baliza de Marcão, após um canto de Leitão. O Sporting controlava agora o rumo do jogo, numa fase em que os ânimos na Luz começavam a aquecer. A uma série de cartões e à expulsão do secretário técnico benfiquista João Pedro Ferreira acabou por suceder… o golo do Benfica.

Com oito minutos no segundo tempo, Joel Queirós fez o empate na partida, relançando a discussão da vitória. O Benfica pressionava, mas o Sporting resistia bem, mesmo com João Matos a ser expulso por protestos.

Essa resistência deu frutos aos 34’, com o golo de Pedro Cary, numa assistência de João Benedito, a apanhar a defesa encarnada desprevenida. Estava feito o 1-2 para os leões, que perseguem nesta final o tricampeonato. 

Nos derradeiros minutos, a equipa de Paulo Fernandes passou a jogar com guarda-redes avançado, mas o bicampeão nacional manteve-se unido e chegou ao fim com a vitória que deixa agora a final empatada (1-1).