O presidente do clube "Os Piratas" de Creixomil, coletividade de Guimarães, confirmou hoje ter aceitado o convite da Federação Portuguesa de Futebol para ocupar a vaga deixada pela desistência do FARLAB na primeira divisão nacional de futsal.

Em declarações à Agência Lusa, Jorge Lopes adiantou que o convite «ansiado» para integrar o elenco de clubes do principal campeonato nacional de futsal português foi formulado «via telefone» pela Associação de Futebol de Braga (AFB), «a pedido» da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

«Foi hoje, à hora de almoço, que recebi a notícia através de um telefonema. Aguardávamos ser contactados desde que soubemos que o FARLAB, por razões que lamentamos, desistiu de participar e hoje aconteceu. Ligaram da AFB a pedido da FPF. E aceitamos de imediato o convite. Será um marco histórico para Creixomil e para Guimarães», disse à Lusa Jorge Lopes.

Questionado sobre se esta estreia não obrigará o "Os Piratas" de Creixomil a rever e aumentar o seu orçamento, Jorge Lopes confirmou essa necessidade e adiantou que estão a ser feitas reuniões e «todos os esforços» no sentido de «dotar bem» o emblema vimaranense.

«Não vamos entrar em loucuras. Vamos bater a muitas portas. Vamos tentar mobilizar os creixomilenses e também os vimaranenses. Será um campeonato difícil, mas queremos disputá-lo com dignidade: sem empenhar o clube, mas também sem envergonhar a freguesia e a cidade», referiu o dirigente.

Atualmente, o "Os Piratas" de Creixomil joga num pavilhão escolar anexo à EB 2-3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, concelho de Guimarães, e é ai que o emblema pretende continuar a ter «casa». Apenas em jogos «considerados grandes» poderá haver alterações.

«O pavilhão do INATEL é muito bom e pode ser uma solução. A Tempo Livre [empresa municipal responsável pelos equipamentos desportivos de Guimarães] já o disponibilizou para nós. E também há a possibilidade de jogar em outros locais como no pavilhão do Xico Andebol ou no do Vitória. Serão reuniões que vamos fazer e avaliar bem tudo. Certo é que só para gerar mais receita, acomodar melhor os adeptos e receber as transmissões televisivas é que mudaremos de casa. A nossa casa é Creixomil. Só saímos se for necessário em jogos com Benfica ou Sporting, por exemplo», afirmou o presidente.

Assim, de acordo com Jorge Lopes, na temporada 2012/13, o "Os Piratas" de Creixomil vai disputar a primeira divisão nacional de futsal, depois de ter ficado no terceiro lugar da Série A da segunda divisão na época 2011/12. Este convite surge cerca de uma semana depois do FARLAB, clube de Gondomar, segundo classificado da Zona Norte, ter anunciado à FPF que não podia competir no principal escalão devido a «problemas financeiros». À Lusa, o vice-presidente do FARLAB, Miguel Simão, confirmou a desistência e também a extinção do clube.

Quanto ao plantel de "Os Piratas" de Creixomil, para já, são conhecidos os nomes do treinador, Ercílio Teixeira (ex-Nogueirense), e dos jogadores Luís Gonçalves, Hugo Magalhães, João Machado, Nuno Sampaio, Hugo Pereira, Ricardo Machado "Kayão" e André Guimarães, que renovaram contrato.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.