O selecionador Jorge Braz disse hoje que os jogadores de Portugal estão “mais do que preparados” para o Campeonato do Mundo de futsal, que tem início na quinta-feira, na Tailândia.

«A seleção está preparada. Fizemos o trabalho que tínhamos a fazer, reativámos o ‘chip’ e a nossa identidade. Mais do que uma seleção, está uma equipa constituída. E se somos uma equipa, estamos mais do que preparados», frisou o técnico em declarações reproduzidas no sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A equipa das “quinas” estreia-se na quinta-feira no Grupo C frente à sua congénere da Líbia, formação que Jorge Braz considera «combativa, extremamente aguerrida e com qualidade», num agrupamento que engloba ainda o Brasil, campeão do Mundo, e o Japão.

«Parece-me uma equipa que, se conseguir ter pequenos momentos de sucesso ao longo do jogo, vai criar-nos muitas dificuldades. Se os deixarmos crescer, mostrar a sua qualidade e organização, então teremos muitos problemas, até porque os líbios estão habituados a grandes lutas e se as coisas começarem a correr a seu favor, então tornar-se-ão extremamente complicados. Se tivermos qualidade constante e não permitirmos esses momentos, estou certo que terminaremos a primeira jornada com três pontos», frisou.

Para o selecionador é importante que Portugal «exiba a sua qualidade e identidade», porque, se a equipa estiver preocupada essencialmente consigo, «metade do caminho ficará feito».

Jorge Braz desvaloriza o facto de se estrear em fases finais de Mundiais como selecionador nacional, depois de ter sido adjunto de Orlando Duarte no Mundial de 2008, salientando que, «mais do que pressão», sente «um prazer enorme».

«Estamos cá merecidamente e tivemos momentos de excelência para chegar até à Tailândia. Agora, sabemos que essa excelência terá de subir alguns degraus, de acordo com a exigência que a fase final de um Campeonato do Mundo exige. O importante é pôr em prática aquilo que trabalhámos e cada um preocupar-se com as suas tarefas», sublinhou.

Portugal inicia a participação no Mundial com a Líbia, na quinta-feira às 19:00 locais (12:00 em Lisboa), seguindo-se o Japão no domingo (12:00 de Lisboa) e o Brasil, a 07 de novembro (10:00 de Lisboa).

As 24 seleções que participam na competição estão distribuídas em seis grupos, apurando-se para os oitavos de final as duas primeiras de cada, mais os quatro melhores terceiros classificados.

Brasil e Espanha, esta última integrada no grupo B, com Irão, Panamá e Marrocos, são os grandes candidatos ao título.