O português Ricardinho está entre os cinco candidatos ao título de melhor jogador do Campeonato do Mundo de futsal de 2012, que vai ser atribuído no domingo, em Banguecoque, na Tailândia, anunciou hoje a FIFA.

O ala dos japoneses do Nagoya Oceans é o único candidato a melhor jogador que não vai disputar a final de domingo, concorrendo com os brasileiros Fernandinho e Neto e os espanhóis Kike e Torras.

A seleção portuguesa de futebol foi eliminada pela Itália nos quartos de final da competição, ao perder por 4-3 no prolongamento, depois de um empate a três golos no tempo regulamentar.

Ricardinho, de 27 anos, marcou sete golos na competição que termina no domingo com a final entre Brasil e Espanha, depois de Itália e Colômbia disputarem o terceiro lugar.

No mesmo comunicado, a FIFA deu conta da ambição de «estudar as competições de futsal de topo para mulheres», salientando a realização do terceiro campeonato mundial em Oliveira de Azeméis, em Portugal, entre 03 e 09 de dezembro.

O organismo que rege o futebol e o futsal mundial acrescentou disse ainda ter recebido candidaturas de Colômbia, Espanha, França, Irão, Porto Rico e República Checa para a organização do Mundial de futsal em 2016, acrescentando que a decisão entre estes seis países será tomada pelo Comité Executivo da FIFA em maio de 2013.