Depois de golear a Grécia por 6-1, na jornada inaugural da fase principal de qualificação para o Euro 2014, a equipa comandada por Jorge Braz procurava frente à Polónia assumir a liderança isolada do grupo 5. 

E foi com essa determinação que a seleção portuguesa entrou em jogo. Dominadora e com trocas de bolas rápidas e agressivas, a equipa portuguesa cedo se adiantou no marcador por intermédio de Leitão.

A estratégia portuguesa parecia estar a funcionar nos instantes iniciais, mas a Polónia acabaria por reduzir aos 6' minutos por intermédio de Czech. O golo polaco pareceu abalar as convicções de domínio dos jogadores portugueses, que, apesar do domínio, falhariam várias oportunidades antes do golo de Ricardinho aos 11' minutos.

Antes do intervalo, uma desatenção da formação portuguesa acabaria por permitir à Polónia empatar o jogo em 2-2, por intermédio de Kubik.

Com a tarefa imperativa de vencer a Polónia, Portugal iniciou o segundo tempo com a obrigação de desfazer o empate 2-2 e logo aos 15 segundo da segunda parte Leitão faz o primeiro ensaio para a vitória com um forte remate, que acabaria interceptado. A Polónia reagiria logo de seguida com um remate forte de Franz mas João Benedito na baliza mostrou atenção e bom sentido posicional.

A intensidade de jogo com que Portugal se apresentou na etapa complementar acabaria por dar frutos e abrir caminho para a goleada. Ricardinho, aos 23' minutos, desfez o empate e dava vantagem novamente a Portugal.

A equipa comandada por Jorge Braz corrigiu alguns erros cometidos no primeiro tempo e não permitiu à Polónia qualquer forma de reação, com Joel Queirós, em dois minutos, a bisar para o 2-5.

Com este resultado, Portugal reforça a sua posição privilegiada na luta pelo apuramento e vai decidir o apuramento no derradeiro jogo, este sábado, diante da Sérvia.