João Lopes, estudante da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu o primeiro simulador de futsal a nível mundial chamado "Futsal Manager", um jogo em que o utilizador exerce as funções de treinador de uma equipa.

«O Futsal Manager é um jogo de simulação onde o utilizador cumpre funções de treinador», explicou, em comunicado distribuído pela UA, João Lopes, autor do programa que estará disponível a partir de quarta-feira.

Estudante no curso de Engenharia de Computadores e Telemática da UA, João Lopes afirmou que o projeto começou numa conversa entre amigos.

«Num formato de desafio, e sabendo que era algo que a modalidade já merecia, decidi aventurar-me e trabalhar muito de forma a tornar possível este jogo», lembrou o estudante, que começou o projeto em agosto de 2011.

Criado nas plataformas Windows e Mac, aplicações móveis para Android IOS e Windows Phone, e ainda em versão Web, o "Futsal Manager" abre as portas quarta-feira, com cerca de 1300 utilizadores já inscritos.

«A partir desse dia, qualquer jogador pode fazer os seus campeonatos tomando as próprias decisões nos treinos, nos jogos e nas contratações de jogadores», adiantou João Lopes.

Para já, estão apenas disponíveis as equipas do campeonato nacional mas, a partir de setembro, estarão incluídos clubes da 2.ª e 3.ª divisões, com a possibilidade de incluir outros campeonatos no futuro, acrescentou o criador do programa.

Os interessados terão de aceder à página do jogo na internet (www.futsalmanager.pt), criar uma conta e escolher uma equipa do campeonato nacional de futsal.