A época de Futsal ainda nem começou, mas mais uma vez promete ser bem quente, dentro e fora do campo. Sporting e Benfica encontraram-se na Taça de Honra (com a vitória a sorrir aos leões por 3-2) e o final do encontro ficou marcado por confrontos entre Gonçalo Alves e José Dias, treinador adjunto dos leões.

O jornal A Bola escrevia ontem que o jogador vai avançar judicialmente contra o adjunto dos leões, e em comunicado o Sporting repudia os recorrentes comportamentos incorretos de Gonçalo Alves, acusando-o de ser «o pior dos exemplos em matéria de ética e disciplina».

Leia o comunicado dos leões na íntegra:

Face à notícia veiculada hoje no jornal a Bola referente à final da Taça de Honra em Futsal, vem o Departamento de Futsal do Sporting Clube de Portugal esclarecer o seguinte:

No passado domingo, dia 25 de Agosto de 2013, após a final da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa de Futsal, que o Sporting Clube de Portugal venceu por 3-2, o treinador – adjunto da equipa leonina José Dias, que se encontrava na bancada, dirigiu-se para o banco de suplentes para cumprimentar o treinador principal pela conquista alcançada.

Após o referido cumprimento e quando ia buscar uma garrafa de água, junto ao banco, foi nessa altura alvo de inqualificáveis agressões por parte de familiares do jogador adversário, Gonçalo Alves. Esta reprovável situação, provocatória, forçou que o treinador-adjunto José Dias solicitasse assistência às autoridades, para que os agressores fossem afastados da zona do banco leonino e que os mesmos fossem identificados. Embora tendo sido afastados do local, conseguiram inexplicavelmente abandonar o pavilhão sem serem identificados.

Quando se pensava que o incidente estava sanado, o jogador Gonçalo Alves (que não tinha sequer participado no jogo), dirigiu-se ao banco de suplentes do Sporting Clube de Portugal, como é visível nas imagens da Bola Tv, provocando José Dias que, ainda se refazia da situação anterior.

Este ainda a recompor-se, reagiu, tendo a situação sido sanada poucos segundos depois com a pronta intervenção de vários jogadores e elementos do staff do Sporting que testemunharam, de perto, o sucedido.

Gonçalo Alves persiste em fazer-se notar através de ardis violentos, brutais, impondo-se das autoridades desportivas que se saibam fazer respeitar e promover os valores da ética desportiva a quem claramente não os tem.

O Sporting Clube de Portugal condena qualquer ato de violência e tem sido um dos principais promotores do fair-play e da modalidade nos últimos anos, quer em campo quer fora, nomeadamente através de ações de responsabilidade social.

Face ao sucedido, não podemos em consciência deixar de assinalar a postura grotesca e indesculpável do jogador Gonçalo Alves ou a complacência das autoridades desportivas perante mais este episódio. Com efeito, o referido jogador tem sido, de forma recorrente, o pior dos exemplos em matéria de ética e disciplina, sem que se compreenda esta impunidade.

Recordamos que José Dias durante a sua longa carreira, como jogador e agora como treinador, tem servido de exemplo e inspiração para diferentes gerações de atletas, apresentando-se, neste caso, como uma vítima de ostensiva provocação.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.