Ricardinho quer voltar aos êxitos internacionais pelos espanhóis do Inter Movistar, tal como pela seleção de futsal, na qual espera recuperar “internacionalizações perdidas” por competir no Japão.

«Foi um dos fatores mais importante para ter escolhido Espanha, após propostas do Brasil e Rússia. Quero estar mais próximo da minha família e ser presença assídua na seleção, o que não podia fazer no Japão, com viagens de 20 horas. Quero recuperar internacionalizações perdidas pela distância. Ajudar e seleção a ganhar, pois agora posso dar ainda mais», disse, à Lusa.

Chegar ao campeonato espanhol «é um sonho realizado», mas agora é altura de concretizar «objetivos pessoais e coletivos, ajudando a equipa a voltar às finais para regressar às vitórias».

«Sei que venho com alguma pressão. A equipa não ganha há alguns anos e [os responsáveis] querem voltar e esse caminho, por isso me contrataram. Gosto de jogar sobre pressão e sei que vou evoluir bastante, pois esta é uma Liga muito boa. Jogar na melhor Liga do mundo é algo que os portugueses já mereciam», congratulou-se.

Ricardinho diz ter sido «muito bem recebido» em Madrid e revelou os pedidos da direção e equipa técnica: «Fazer o melhor que sei, que é jogar com alegria, ajudar a ganhar, pois tenho ganho onde tenho passado. Mostrar o meu espírito bastante competitivo. Todos querem ganhar. Não exigiram nada, mas que faça o meu melhor».

O internacional luso admite «boas expectativas» para o desafio espanhol, assumindo que vai representar «uma equipa boa, com grande história e com fãs fantásticos».

Desafiado a uma autoanálise, acredita que vai ser uma mais-valia para o Inter Movistar em termos de soluções de jogo: «Sempre tive a ideia de que os jogadores espanhóis são muito fortes na qualidade de passe e tática, mas os portugueses e brasileiros têm muita criatividade. Sou criativo, arrisco bastante, tenho bastante qualidade técnica e acho que faltava um jogador destes à equipa».

Ricardinho espera «ficar muitos anos» em Madrid e deseja que o seu desempenho em Espanha possa abrir oportunidade a outros portugueses.