A Liga Portuguesa de futsal vai distribuir 5.000 euros por presença aos 14 clubes participantes e 500 euros por vitória em cada jornada, num investimento que servirá também de impulso à modalidade.

«Encontrámos os clubes a fazerem esforços às vezes milagrosos para manterem a sua atividade», começou por dizer o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no discurso de apresentação de novos patrocínio e “naming” da Liga.

O presidente da FPF salientou que este é «um primeiro passo» para que nas próximas três épocas, esta já incluída, continue a existir um apoio aos clubes, quando se vive um momento de «crise evidente para todos».

A medida implicará um gasto que poderá rondar os 170.000 euros por temporada, quando a FPF também já assumiu o compromisso de pagar os seguros às atletas do futsal feminino e também as deslocações de todas equipas às provas nacionais.

«É um caminho que queremos trilhar no sentido de elevar a qualidade e se a partir deste patamar é possível avançar para uma maior profissionalização só o futuro o dirá», considerou Fernando Gomes quando questionado se seria esse o sentido.

O líder do organismo máximo do futebol português referiu ainda que a sua direção, em 22 meses de mandato, já cumpriu com o Futsal «mais de 75 por cento» dos seus compromissos eleitorais e que o crescimento se faz com mais este «contributo».

O dirigente elencou as medidas adotadas na modalidade desde que é presidente, referindo, entre várias, a reformulação dos quadros competitivos, a vertente feminina (com campeonato, taça e supertaça) ou a criação das seleções masculinas de sub-20, sub-18 e sub-16.