O sonho do Sporting em ser campeão europeu de futsal foi uma vez mais adiado, com a eliminação dos leões na Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup. Para a derradeira ‘final four’ segue o Araz, que bateu (6-3) esta tarde os campeões nacionais.

Com o pavilhão do Complexo Municial dos Desportos, em Almada, completamente cheio, o Sporting não conseguiu capitalizar o ‘factor casa’ criado pelos cerca de 2000 adeptos. Desta feita, também faltou o presidente Bruno de Carvalho, que foi para Guimarães assistir ao compromisso da equipa de futebol com o Vitória.

Apesar da derrota, os adeptos leoninos puderam assistir a um jogo de futsal de altíssimo nível, entre as duas melhores equipas do grupo D. Contra a formação do Azerbaijão, o Sporting sentiu de imediato algumas dificuldades para impor o seu jogo. O equilíbrio foi a nota dominante dos primeiros minutos, com ocasiões de golo para os dois lados.

Esse “jogo de forças” só foi quebrado com o primeiro golo do desafio, por intermédio de Fabiano, a dar vantagem para o Araz, aos 12’. A resposta não se fez esperar e no mesmo minuto Divanei converteu um livre de forma exemplar para o empate.

Porém, o Araz voltou a vincar a sua força, com o 2-1 aos 13’, através de Borisov, num remate de longe e com muitos protestos leoninos na jogada por pretensa falta sobre Cary. O Sporting acusou um pouco esse golo e não voltou a criar tanto perigo como até então. E quando isso acontecia, o guardião Buranello mostrava a sua classe com grandes defesas.

Após o intervalo, o Sporting regressou disposto a emendar os erros do primeiro tempo, mas foi o Araz quem voltou a marcar. Aos 22’, Amadeu Silva elevou a vantagem azeri para 3-1. Os adeptos leoninos puxaram então pela equipa e Deo lançou os colegas para a reação, com o 3-2, num remate inesperado de fora da área.

Quando se adivinhava a reviravolta do campeão nacional, o Araz mostrou o seu pragmatismo, força física e qualidade técnica – capacidades para as quais o técnico Nuno Dias já havia alertado os seus atletas.  Felipe Santos marcou novamente para o Araz, aos 26’, e quebrou o ritmo leonino.

Nos derradeiros oito minutos, o treinador do Sporting lançou a equipa no esquema de guarda-redes avançado. Aos 35’, Alex deu novo alento, ao reduzir para 4-3 com um ‘tiro’ indefensável.

Contudo, quem aposta tudo no ataque arrisca-se ao contra-golpe e foi isso que o Sporting sofreu, com os tentos aos 38’ e 40’, ambos por Fabiano, em remates de longe para uma baliza deserta. O 6-3 final acaba por castigar em demasia um Sporting a quem faltou eficácia para tanto esforço. Os leões falham assim pela primeira vez uma 'final four' depois de serem anfitriões na Ronda de Elite.