O técnico da seleção portuguesa de futsal feminino, Jorge Braz, elegeu hoje como objetivo da equipa a passagem à fase de grupos do IV Torneio Mundial da modalidade e, se o conseguir, «ir o mais longe possível».

«Conseguimos sempre boas participações nesta competição, todas premiadas com lugares no pódio e o nosso objetivo é passarmos a fase de grupos. Se o conseguirmos, nos jogos a eliminar queremos ir o mais longe possível», acentuou o técnico de futsal feminino, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), após o primeiro treino no Centro de Estágios de Rio Maior.

Jorge Braz aproveitou para sublinhar a importância do estágio, garantindo que vai «tentar preparar o grupo da melhor maneira para a competição e tentar reforçar os processos em termos de modelo de jogo».

O técnico português previu «três semanas muito importantes, com três jogos de preparação agendados», destacando a valia das jogadoras lusas, sem deixar de apontar a qualidade do grupo, no qual pontuam equipas como a Costa Rica, o Japão e a Espanha.

«É um grupo bastante difícil. A Costa Rica esteve em Oliveira de Azeméis e apresentou um futsal de bastante qualidade, o Japão já mostrou que tem capacidade para nos criar muitas dificuldades e a Espanha será, em termos teóricos, o adversário mais difícil. Defrontámo-las recentemente em dois jogos de preparação nos Açores, em Angra do Heroísmo, perdemos um jogo e vencemos outro. Todos os jogos serão muito equilibrados mas tudo iremos fazer para ultrapassar esta fase de grupos», salientou.

A seleção portuguesa de futsal feminino está integrada no grupo A do IV Torneio Mundial, que se vai disputar em Espanha (Ciudad Real, arredores de Madrid) entre os dias 14 e 20 de dezembro.

Para passar a fase de grupos, Portugal terá de ultrapassar as congéneres da Costa Rica (14 de dezembro), Japão, (15 de dezembro) e Espanha (16 de dezembro).