O ex-jogador na seleção de futebol angolana Jonhson Macaba afirmou este sábado que o país tem potencial para o desenvolvimento do futsal, de forma a contribuir no melhoramento da modalidade em geral.

Falando em conferência de imprensa na condição de figura promocional do campeonato nacional de futsal em seniores, em ambos os sexos, que decorrem nesta cidade de 30 de novembro a 9 de dezembro, Macaba afirmou: «Temos todo potencial para desenvolver o futebol de salão no país. Acredito que com o trabalho que está a ser realizado pela federação angolana, como a realização de torneios provinciais, abertura de escolas de futsal para crianças, contribuirá no melhoramento do futebol salão, bem como de campo. Visto que muitos das 'estrelas' do futebol internacional como Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho assim como Neymar, vieram das escolas do futsal».

Por seu turno, o presidente da federação de futsal, Noé Alexandre, sublinhou que para a massificação da modalidade a federação tem um projeto para 2014, que é a realização dos campeonatos provinciais e nacional infanto-juvenil.  Para esta última prova, marcada para junho, são candidatas as províncias de Benguela, Luanda e Kuanza Sul.
O líder da federação disse que, comparando o estado actual com anos anteriores, houve uma mudança, sobretudo em femininos. «Conseguimos implementar provas eliminatórias e a taça de Angola em futsal em ambos os sexos, realizadas este fim-de-semana no Kwanza Sul, que tiveram como vencedores o 4 de Junho do Huambo (femininos), e Angola Telecom de Benguela (masculinos)».
Noé Alexandre defendeu que a federação irá criar condições necessárias para o desenvolvimento da modalidade nas províncias que neste momento não praticam o futebol de salão como é o caso do Cunene, Kuando kubango, Zaire, Lunda Norte e Lunda Sul.