A seleção portuguesa de futsal perdeu hoje com a Eslovénia por 4-2, no segundo de dois jogos de preparação para o Europeu de 2014, disputado em Tondela.

Depois dos 4-1 de terça-feira em Moimenta da Beira, o desaire de hoje penalizou a ineficácia ofensiva de Portugal, não tanto na capacidade de criar oportunidades, e foram mais de uma dezena, mas pela incapacidade em fazer golos. Noite pouco inspirada para os jogadores portugueses, que, por outro lado, encontraram um guarda-redes esloveno em noite de total acerto.

Portugal viu-se em desvantagem no marcador logo aos 10 minutos, numa altura em que até estava melhor no jogo, e nas bancadas, mais uma vez lotadas, acreditava-se que se iria repetir a vitória de Moimenta da Beira. Pura ilusão. Os eslovenos, sempre muito físicos no jogo, quando se apanharam em vantagem, cerraram fileiras na defesa e Portugal, quando encontrava antídoto, acabava por pecar na hora de fazer golo.

Apesar do empate, por Joel Queirós, ter acontecido logo no minuto seguinte, os eslovenos voltaram a marcar, ainda na primeira parte, ao minuto 18, e foram em vantagem para o descanso.

Na segunda parte, mais do mesmo. Portugal a atacar e a Eslovénia a defender, muito e bem.

Em contra-ataque, os eslovenos fizeram o 3-1, à passagem do minuto 29. Leitão, no minuto seguinte, reduziu para 2-3, mas o tempo escasseava e Jorge Braz viu-se obrigado a jogar nos minutos finais com guarda-redes avançado, missão confiada a Gonçalo Alves.

A Eslovénia aguentou bem a investida final de Portugal e, numa recuperação de bola, sem guarda-redes na baliza portuguesa, fez o 4-2, aos 40 minutos, "selando" o resultado final, efusivamente festejado pelos eslovenos.

Portugal tem agora menos de dois meses para afinar a máquina para o Europeu da Bélgica, que se vai jogar de 28 de janeiro a 8 de fevereiro de 2014.