A seleção portuguesa de futsal feminino estreou-se hoje na quarta edição do Torneio Mundial, que arrancou em Espanha, com uma goleada por 4-0 sobre a Costa Rica, em jogo do Grupo A.

Em Alcazar de San Juan, Portugal alcançou uma confortável vitória, num jogo que controlou do início ao fim, com Rita Martins a destacar-se com dois golos, assim como a guarda-redes costa-riquenha Karen Arroyo, que impediu que o resultado fosse mais expressivo.

A seleção portuguesa, que foi finalista desta prova em 2010 e 2012, colocou-se cedo em vantagem, com golos de Melissa e Inês Fernandes, aos quatro e sete minutos, acabando depois por baixar o ritmo do encontro até ao intervalo.

Na segunda parte, Portugal foi acumulando várias oportunidades de golo, mas “esbarrou” quase sempre em Arroyo e também no poste, como aconteceu com Carla Vanessa, aos 29 minutos.

Coube a Rita Martins, “capitã” portuguesa, quebrar a resistência da guarda-redes da Costa Rica, com remates certeiros aos 33 e 37 minutos, estabelecendo o resultado final.

Com esta vitória, Portugal assumiu o comando do Grupo A, mas pode ainda ser igualado pela Espanha ou Japão, que se defrontam ainda hoje.

A seleção lusa entra domingo novamente em campo, desta vez perante o Japão, num encontro que está agendado para as 16h00 (horas de Lisboa).