Ricardinho mudou-se para a Espanha há seis meses. O seu objetivo era claro: fazer regressar o Inter Movistar aos títulos (não ganhava qualquer título desde 2011), e provar que poderia vingar num campeonato competitivo como o espanhol.

Um espetáculo de futsal em Espanha com direito a "mágico"

Este domingo, alcançou o primeiro título pela formação de Madrid ao derrotar o El Pozo na final da Taça de Espanha, e foi coroado como o melhor jogador desta competição.

“Eu sempre disse que, depois de ter sido eleito pela primeira vez como o melhor jogador do Mundo em 2010, quereria repetir esse feito. Sabia que isso teria de passar por uma liga mais competitiva. Sou uma pessoa que trabalho todos os dias para melhorar, mas não esperava que em seis meses tivesse conseguido o que consegui, e conquistado o que conquistei. Agora, sou ambicioso demais para ficar por aqui. Quero continuar a evoluir, e a dissipar as dúvidas de quem dizia que eu só conseguia jogar bem em Portugal ou no Japão”, começou por dizer Ricardinho ao SAPO Desporto.

Futsal é até ao último segundo 

Sobre o jogo propriamente com o El Pozo, o internacional português diz que foi um exemplo claro do que é o futsal, pois só foi decidido nos último segundos com um golo de Bateria.

“O que é certo é que acreditámos até ao fim e decidimos o jogo no último segundo. Algo que define o que é o futsal. Passa por acreditar até ao fim. Calhou ao Bateria decidir o jogo para nós e a taça. A minha primeira e a oitava para o Luís Amado (guarda-redes), o que é uma diferença grande (risos)”, confessou.

Com esta conquista, e o fim de uma seca que já durava desde 2011, o Inter Movistar escreve uma nova página na sua história, mas Ricardinho recusa a ideia de que isto marque o início de uma nova era.

Com cautela, o jogador diz que agora é preciso que a equipa continue a dar provas em todos os jogos para alcançar uma nova meta: o campeonato.

“Tomara eu dizer que isto é o início de uma nova era. Obviamente que vim para aqui com esse objetivo. Muita gente me apontou o dedo por eu vir para uma equipa que já não ganhava nada há três anos, e que ia ser difícil pelo facto de o Barcelona estar implacável. Mas o que é certo é que nós conseguimos. Nós, todos juntos, trabalhando com humildade, conseguimos ultrapassar as duas melhores equipas da competição (Barcelona e El Pozo). Obviamente que queremos destronar o Barça que tenho ganho tudo nos últimos anos”, frisou.

"Cardinal é um campeão"

Cardinal, uma aquisição recente do Inter Movistar, também participou nesta conquista marcando um dos golos da vitória.

Ricardinho diz que a adaptação do seu colega e amigo tem acontecido gradualmente. Acredita que, no futuro, Cardinal será o homem-golo que sempre foi pelas equipas onde passou.

“O Cardinal é uma pessoa muito amável. Todas as pessoas gostam dele, e a adaptação no seio do grupo foi fácil. Agora, no campo tem custado um pouco mais. A nossa forma de jogar e defender é diferente. Eu mesmo passei por dificuldades. O treinador Jesus Velasco não utiliza muito o jogo com pivot, mas felizmente ele é um campeão a competir. Mesmo não estando bem fisicamente, ele dá tudo o que tem e mostrou-o nesta competição. Não lhe podemos pedir mais agora, mas sei que nos vai ajudar muito futuramente”, rematou.

No campeonato espanhol, o Inter segue na liderança com mais oito pontos de vantagem sobre o Barcelona Alusport.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.