Em comunicado oficial, o Sporting mostrou-se indignado pelo facto do Benfica, seu adversário da final do Torneio de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, não ter cumprido o regulamento da prova que impunha a presença de cinco atletas sub-21 entre os convocados para os jogos do Torneio.

“O SL Benfica decidiu inscrever apenas dois atletas Sub-21, em dois jogos consecutivos, o que constitui uma violação grosseira do regulamento tendo apenas a consequência prevista de irrisória sanção pecuniária”, pode ler-se.

Tendo em conta este facto, o Sporting decidiu não comparecer na entrega do troféu do Torneio e demais prémios atribuídos por esta organização, afirmando ainda que, caso nada se altere não voltará a participar nas próximas edições deste torneio.

Leia o comunicado na íntegra:

Comunicado Taças de Honra Futebol e Futsal

A Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) tem por objectivo promover as modalidades e a necessária renovação das equipas. Segundo o Artigo 8.º do Regulamento da Taça de Honra da AFL, todas as equipas participantes estão obrigadas a inscrever na ficha de jogo, cinco atletas Sub-21 (nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1994). Apesar desta imposição regulamentar, a equipa do SL Benfica decidiu inscrever apenas dois atletas Sub-21, em dois jogos consecutivos, o que constitui uma violação grosseira do regulamento tendo apenas a consequência prevista de irrisória sanção pecuniária. Por respeito para com todos os Sportinguistas foi tomada a decisão de disputar, todos os jogos da referida prova, embora sob protesto.

O Sporting Clube de Portugal informa que não compactua com o desrespeito pela prova e pelos seus participantes e por regulamentos que não defendem minimamente a competição e os clubes, pelo que decidiu que na cerimónia de entrega dos troféus da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, não participará nenhum seu representante (dirigentes, equipa técnica, jogadores e staff).

Infelizmente estas situações de desrespeito pelas modalidades e pelos clubes são recorrentes. Recorde-se que na passada edição da Taça de Honra da AFL, em futebol de 11, disputada no estádio do Restelo, os direitos televisivos foram vendidos a uma entidade (Benfica TV) que assumiu o compromisso, entre outros, de efectuar a cobertura em directo da final. Pese o jogo tenha sido transmitido em directo a cerimónia de entrega da taça foi censurada e para além de não ter sido transmitida em directo, as mesmas não foram cedidas à Sporting TV como estava previamente acordado, facto que se mantém inalterado até hoje sem qualquer condenação ou sanção por parte da AFL.

Face ao exposto e caso não se alterem os regulamentos de modo a proteger os compromissos assumidos, a competição, os clubes e a verdade desportiva, o que significa o afastamento imediato de quem não cumpra os mesmos, o Sporting Clube de Portugal não participará em mais nenhuma edição das Taças de Honra de Futebol e Futsal organizadas pela Associação de Futebol de Lisboa.