campeonato nacional sénior masculino e feminino de futsal teve início esta quarta-feira, no pavilhão multiuso "Osvaldo Serra Van-Dúnem", na cidade do Huambo, em ato orientado pelo vice-governador local para o setor Técnico e Infraestrutura, Calunga Francisco Quissanga.

A competição, a disputar-se até ao próximo dia 13, nos pavilhões Osvaldo Serra Van-Dúnem e da Cidade Baixa do Huambo, vai na XIX edição em masculino e na XIV em feminino.

Na sua intervenção, o vice-governador Calunga Quissanga mostrou-se satisfeito pela escolha da província do Huambo para a acolher o evento, afirmando que a prática desportiva incentiva o desenvolvimento do espírito de camaradagem, solidariedade e cria condições que permitem a unidade das comunidades.

Por esta razão, apelou aos participantes a primarem pela solidariedade, fair-play e alegria no desporto, pois, está é uma festa que junta a família do Futsal nesta província.

O governante acrescentou que os grandes vencedores deste campeonato não serão apenas as equipas que maior número de pontos somarem, mas todos os participantes, especialmente, a Federação Angolana de Futsal (FAFUSA).

O ato de abertura do evento, que contou com a presença do presidente da FAFUSA, Noel Alexandre, ficou marcado com o desfile dos 500 atletas inscritos para competição que juntará durante dez dias 14 equipas masculinas e nove femininas.

Trata-se das equipas (masculino) Desportivo da ENE, Leopardos do Huambo, Escolinha do Namibe, Desportivo da Cheila, Inter do Namibe, Sorildo do Huambo, Angola Telecom de Benguela (série A), Coprat Futsal Clube, Rádio Nacional de Angola, Estrela do Palácio da Huíla, Misto da Lunda Norte, Águias Vermelhas de Benguela e Jean Piaget, também de Benguela (série B).

Em feminino a prova contará com as formações do Cardis do Namibe, Sorildo do Huambo, Coprat Futebol Clube, PC de Benguela (série A), Chapesseca do Huambo, Tropicália do Namibe, CAFA do Namibe, 4 de Junho e Amazonas do Huambo.