O Sporting inicia na quinta-feira mais uma participação na Taça UEFA de futsal, com a ambição de ultrapassar a forte concorrência no grupo A da Ronda de Elite e alcançar a quarta "final four" da história.

Em entrevista à agência Lusa, o treinador Nuno Dias assumiu o objetivo de "ficar em primeiro lugar" no grupo e frisou que os bicampeões nacionais estão preparados para medirem forças com os espanhóis do Inter Movistar, os belgas do Charleroi e os búlgaros do Pro Varna, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

"As perspetivas são boas, porque estamos preparados. Estamos num momento interessante e alguns jogadores estão recuperados de lesões. É uma prova difícil, mas vamos tentar atingir o nosso objetivo, que é ficar em primeiro lugar e chegar à `final four´", afirmou.

Apesar de elogiar as qualidades dos campeões belga e búlgaro, o técnico, de 41 anos, acredita que a liderança do grupo e consequente qualificação para a próxima fase "vai ser decidida no domingo", diante do campeão espanhol e um dos favoritos à conquista da prova Inter Movistar, no qual alinham os internacionais portugueses Ricardinho e Cardinal.

"O Inter Movistar dispensa apresentações. É o campeão espanhol e atual líder da liga espanhola, possui um vasto número de jogadores com muita qualidade, internacionais espanhóis, portugueses, brasileiros. É um grupo muito difícil, mas vamos agarrar-nos às nossas ambições e tentar fazer tudo para garantir o primeiro lugar no domingo", sublinhou.

Por outro lado, Nuno Dias reforçou as recentes declarações do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considerando que os "leões" têm condições para conquistar a prova, embora reconhecendo que têm "armas desiguais" em comparação com outros emblemas.

"Ninguém nos pode tirar a ambição e a motivação de querer ganhar. A nossa vontade só depende de nós. A ambição de o conseguirmos é grande. Não é só do nosso presidente, é de todos, mas, realisticamente, temos armas desiguais", concluiu.

Por seu lado, o guarda-redes João Benedito referiu que o maior desafio da equipa nesta Ronda de Elite "é conseguir o apuramento para a `final four´", independentemente dos adversários que terão pela frente.

"Qualquer um dos jogos decide a passagem à `final four´. Se fizermos nove pontos, sabemos que vamos passar. Mais importante do que eleger o nosso principal adversário, é conseguirmos o apuramento", disse o "capitão" sportinguista.

Após várias conquistas internas pelos "leões", João Benedito, de 36 anos, continua à procura do primeiro troféu europeu, algo que, considera, "é um ponto marcante para a carreira de qualquer atleta e que o Sporting já deveria ter no seu palmarés".

Ainda assim, o guardião acredita que "mais ano, menos ano, o Sporting irá conquistar a prova", depois de ter estado muito perto de o conseguir, em 2011, quando perdeu a final da Taça UEFA para os italianos do Montesilvano.

"Costumo dizer que conquistámos o troféu, mas não o levantámos em Almaty [Cazaquistão]. Conseguimos ultrapassar a equipa mais difícil da competição [El Pozo], em Odivelas [na Ronda de Elite], e depois não conseguimos levantar a taça em Almaty", recordou.

A estreia do Sporting no grupo A da Ronda de Elite está marcada para quinta-feira, diante do Charleroi (18h00), seguindo-se os encontros com o Pro Varna, na sexta-feira (20h30), e Inter Movistar, no domingo (17h00).