O ‘capitão’ do Sporting, João Benedito, afirmou hoje que continua a ter a esperança de vencer a UEFA Futsal Cup, o único troféu que não conquistou pelos “leões”, que podem surpreender os campeões FC Barcelona nas meias-finais.

“É um coletivo recheado de grandes jogadores, de bons treinadores e com uma estrutura muito parecida à do Sporting. Um grande clube, eclético, que põe à disposição de uma modalidade todas as suas valências, capacidades organizativas e técnicas e as suas infraestruturas. O FC Barcelona tem uma excelente equipa, mas nós também temos e são cinco contra cinco", afirmou o guarda-redes ‘leonino’.

Em entrevista ao sítio oficial da UEFA na Internet, a poucos dias do arranque da UEFA Futsal Cup, em Lisboa, Benedito assumiu que tem o desejo que conquistar o maior troféu europeu, de modo a deixar a sua “marca” no clube lisboeta, que já representa há quase duas décadas.

“Se das outras vezes pensei que iria levantar o troféu e não o levantei, espero que desta vez, com alguma superstição, não pensando possa acontecer na realidade. Estou numa fase avançada da minha carreira e gostava, sem dúvida, enquanto atleta, de dar ao clube o único troféu que ainda não consegui. Gostava de deixar essa marca", confessou.

Na memória do guarda-redes do Sporting está ainda a final perdida frente aos italianos do Città di Montesilvano, em 2011, num jogo em que os ‘leões’ até tinham o estatuto de favorito, depois de terem eliminado nas meias-finais o anfitrião Kairat Almaty.

“Qualquer atleta, treinador e dirigente que participou, e até mesmo os nossos adeptos, sentiu que aquela poderia ter sido a nossa oportunidade de conquistar a Taça UEFA Futsal e tornar o Sporting campeão da Europa. Foi um momento muito triste e muito complicado de viver o que depois se passou, os dias seguintes”, lembrou.

Passados quatro anos, João Benedito considerou que o Sporting tem atualmente uma equipa “menos experiente” ao nível das competições europeias, mas que sabe “superar-se” nos grandes jogos.

"Houve um processo de reestruturação e de contenção de custos por parte do clube que tocou também à equipa de futsal, porque alguns jogadores importantes e com grande peso no clube saíram durante estes últimos dois anos. Este ano temos uma equipa menos experiente a esse nível, mas que tem dado provas de que sabe conviver com esses momentos e sabe superar-se nessas alturas. Por isso, penso que o futuro pode ser muito favorável a esta equipa”, disse o guardião de 36 anos.

Na sexta-feira, na MEO Arena, o Sporting defronta o FC Barcelona, que tenta a revalidação do título. No outro jogo das meias-finais, os russos do Dina Moscovo defrontam os cazaques do Kairat Almaty. A final e jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares estão agendados para domingo.

O Sporting chega à fase final da UEFA Futsal Cup após vencer o Grupo A da Ronda de Elite, batendo os belgas do Charleroi (5-3), os búlgaros do Grand Pro Varna (8-2) e os espanhóis do Inter Movistar (1-0), tidos como grandes favoritos à vitória no grupo.

Lisboa recebe a fase final pela terceira vez, depois de ter acolhido a competição em 2002 e 2010, no mesmo recinto, então denominado Pavilhão Atlântico. Os mais de 10.500 bilhetes já estão esgotados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.