O Sporting vai lutar pelo seu primeiro título europeu de futsal, em Lisboa, na fase final da UEFA Futsal Cup, tendo como primeiro adversário o detentor do troféu, na sexta-feira, os espanhóis do FC Barcelona.

Depois de ter sido derrotado pelos futuros campeões nas suas três primeiras presenças entre a elite europeia, os ‘leões’ procuram reeditar o sucesso do rival Benfica, que, em 2010/11, conquistou no mesmo ‘palco’, a Meo Arena, o título europeu.

O Sporting assegurou a quarta presença ao afastar o Inter Movistar, do português Ricardinho, eleito o melhor jogador de futsal do mundo, na Ronda de Elite, disputada em novembro, em Odivelas, com um golo do ala brasileiro Diogo, aos 35 minutos do encontro frente aos madrilenos, vencedores da primeira fase do campeonato espanhol.

No entanto, os comandados de Nuno Dias chegam a esta fase, aparentemente, em queda, com dois resultados negativos nas últimas duas jornadas da fase regular do campeonato nacional, com a derrota caseira frente ao Sporting de Braga (6-3) e o empate no Fundão (4-4).

Para chegar pela segunda vez à final da competição, a formação ‘leonina’ vai encontrar o FC Barcelona, vencedor da principal competição continental de clubes em 2011/12 e 2013/14 e que colmatou a saída de Igor (para o Kairat Almaty) com a contratação de Rafa Usín, Batería e Dyego, para se juntar a ‘estrelas’ como Aicardo e Sergio Lozano.

Mesmo com esta ‘constelação’, a reta final do campeonato espanhol também não foi fácil para os catalães, que somaram dois desaires nas últimas três jornadas, nas receções ao Ribera Navarra (4-2) e ao Inter Movistar (3-2), deixando os catalães no segundo lugar.

Diferentes são os percursos europeus de Sporting e FC Barcelona que, tal como o estreante Dina Moscovo e Kairat Almaty, campeão em 2012/13, chegam à Meo Arena, que vai estar lotada com 10.500 espetadores, com 100% de vitórias nas respetivas Rondas de Elite.

Antes do embate ibérico, o campeão russo e atual terceiro no campeonato, Dina Moscovo, que chegou a esta fase superando os azeris do Araz Naxçivan (cabeças de série) e os franceses do Sporting Paris, disputa a presença na final de Lisboa diante do Kairat Almaty, que assegurou na sexta-feira a conquista do 12.º título de campeão do Cazaquistão.

Sob o comando do brasileiro Cacau, o Kairat, campeão europeu em 2012/13, vai apresentar em Lisboa o seu plantel de luxo, no qual se destacam os brasileiros Igor (ex-FC Barcelona), Divanei (ex-Sporting), contratados no início da época, Joan e os guarda-redes Higuita e Marcão (ex-Benfica e ex-Belenenses).

Do lado oposto, o Dina Moscovo, único dos presentes na fase final que teve de enfrentar a fase de qualificação para a Ronda de Elite, vai tentar contrariar o estatuto de estreante, sobretudo por contar com jogadores como Sergei Zuev, Dmitri Prudnikov, Damir Khamadiyev e Alemão, que já conquistaram o troféu.