Benfica e Sporting disputam a partir de sábado a final do ‘play off’ do campeonato português de futsal, naquela que será a décima vez que os dois rivais discutem entre si o título de campeões na modalidade.

Desde 2002/03, um ou outro estiveram em 12 finais, nove das quais entre eles, e conquistaram cada um seis títulos, sendo que é esse o número absoluto de Benfica, enquanto o Sporting tem 12 troféus (desde os primórdios da competição, em 1990).

Os dois clubes chegam a esta final confirmando o estatuto de melhores equipas portuguesas: o Benfica invicto em todo o Nacional e vencedor da Taça, e o Sporting com uma fase regular menos pujante, mas como semifinalista da UEFA Futsal Cup.

Os ‘encarnados’, treinados por Joel Rocha, fecharam a fase regular em primeiro lugar, com 23 vitórias e três empates, e o Sporting numa pouco habitual terceira posição, com 20 triunfos, dois empates e quatro derrotas.

“São as duas melhores equipas, os jogos têm sido equilibrados e vamos tentar ao máximo, que tal como nos últimos, estes caiam para o nosso lado. Agora, são jogos que se decidem nos pormenores e detalhes. Esperamos um jogo complicado”, salientou o jogador do Benfica Gonçalo Alves, em declarações à BTV.

A vantagem dos ‘encarnados’ perante os ‘leões’ foi demonstrada nessa mesma fase, com a equipa a vencer na primeira volta em Odivelas (3-2) e a empatar na segunda na Luz (1-1), em jogos com muito equilíbrio.

Uma situação que se voltou a verificar a 02 de maio, nas meias-finais da Taça de Portugal, em Sines, onde o Benfica eliminou o Sporting nas meias-finais (2-1), garantindo posteriormente o troféu, ao vencer o AD Fundão (5-2) na final.

O ‘play off’ final, a disputar à melhor de cinco jogos e com vantagem caseira do Benfica [na qualidade de vencedor da fase regular], tem o pontapé de saída no sábado, no Pavilhão da Luz (15:00), seguindo-se um segundo jogo domingo, no mesmo local.

No fim de semana seguinte, a 13 e 14 de junho, será o Sporting o anfitrião, disputando-se no mínimo o primeiro jogo, dependendo do resultado dos jogos anteriores da final, sendo que a primeira equipa a chegar às três vitórias será campeã.

Em último caso, se chegarem igualadas a 2-2, haverá um quinto jogo, agendado para 20 de junho no Pavilhão da Luz.

O Sporting, treinado por Nuno Dias, procura o seu terceiro título consecutivo e 13.º da sua história, enquanto o Benfica persegue o sétimo e pretende contrariar o domínio dos ‘leões’, que venceram quatro das cinco últimas edições do campeonato.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.