O Benfica venceu o Sporting por 3-1, em jogo disputado este sábado no Pavilhão Multiusos de Odivelas, e colocou-se em vantagem por 2-1 na final do playoff que é disputada a cinco jogos. Bruno Coelho (5'), Rafael Henmi (9') e Patias (38') marcaram para os encarnados. O golo leonino foi apontado por Pedro Cary (7').

Após os dois primeiros jogos desta final no Pavilhão da Luz que resultaram em uma vitória para cada lado, Sporting e Benfica encontraram-se este sábado para o terceiro encontro, o primeiro na casa dos leões. Este jogo partia com uma particularidade. Depois da expulsão de Bebé e Juanjo no jogo anterior, o Benfica entrava na quadra na baliza com Cristiano, guarda-redes dos juniores encarnados.

Contrariando os dérbis anteriores, os golos até chegaram cedo. Logo aos cinco minutos, uma má reposição de Alex, resultado numa transição rápida de Alan Brandi e Bruno Coelho, com este a rematar para o fundo da baliza.

Os leões até reagiram bem à desvantagem e aos sete minutos faziam o empate. Pedro Cary a virar-se bem na zona dos dez metros e a rematar colocado surpreendendo o jovem Cristiano que parecia poder ter feito mais.

A bola seguia de um lado para o outro num jogo mais aberto do que o habitual entre estas duas formações, e o terceiro golo do encontro não demorou. O Benfica beneficiou de um canto e Rafael Henmi surgiu onde não podiam deixar que aparecesse, no coração da área, fazendo o 2-1 para os encarnados.

Perante a desvantagem, o Sporting tomou conta do encontro, beneficiando também de um recuo premeditado dos encarnados, que procuravam proteger o seu jovem guarda-redes, e explorar as transições. Sem jogo de pivot, e com Cássio na bancada por opção, o Sporting optou vezes sem conta por remates da zona de 10 metros, mostrando algumas carências na entrada da área encarnada. A situação mais flagrante desta primeira parte foi protagonizada por Pedro Cary. Diogo (17') fez uma boa jogada junto da linha final e deixou para Cary que atirou ao lado.

Na segunda parte, Cristiano acabou por aumentar os seus níveis de confiança e por assumir o protagonismo da partida ao fazer algumas defesas que garantiram a vitória encarnada.

Com o aproximar do fim do encontro, o Sporting apostou na estratégia do cinco para quatro com Alex a assumir o lugar de guarda-redes avançado. Porém, acabou o Benfica por aproveitar a presença do ala na baliza. Alessandro Patias (38') numa transição rápida rematou cruzado e fez o 3-1.

Este domingo há mais um jogo Sporting - Benfica, a partir das 14h30. Em caso de vitória, os encarnados sagram-se campeões, ao Sporting cabe a tarefa de empatar a eliminatória e forçar a realização de um quinto jogo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.